Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Julgamento fraudulento". MNE britânica condena sentença de soldados

Recorde-se que dois soldados britânicos foram julgados pelas autoridades russas e condenados à morte, de acordo com o que a agência estatal RIA avançou esta quinta-feira.

"Julgamento fraudulento". MNE britânica condena sentença de soldados
Notícias ao Minuto

16:45 - 09/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido condenou, esta quinta-feira, a decisão das autoridades russas de sentenciarem à morte dois soldados britânicos que combateram pela Ucrânia.

"Condeno totalmente a sentença de Aiden Aslin e Shaun Pinner, detidos pelos procuradores russo no leste da Ucrânia", começou por escrever no Twitter Liz Truss.

"Este é um julgamento fraudulento e sem qualquer legitimidade", acrescentou a responsável. Já um porta-voz do governo britânico tinha lembrado hoje que os soldados britânicos - juntamente com um soldado marroquino que obteve a mesma condenação - são prisioneiros de guerra e, por isso, "sob a Convenção de Genebra os prisioneiros de guerra têm direito à imunidade de combatente".

A responsável pela tutela dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido garantiu ainda que, após a condenação, Downing Street continuava " a fazer tudo o que fosse possível para apoiar" as famílias.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de quase 15 milhões de pessoas de suas casas - mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,9 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Leia Também: Portugal e EUA reiteram necessidade de responsabilizar líderes russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório