Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 38º

Milhares de pessoas na parada gay em Roma (com Papa Francisco na 'mira')

O pontífice, que havia declarado que se vivia um ambiente de "demasiada paneleirice" dentro da Igreja, acabou por pedir desculpa pelo termo usado, afirmando que "não era sua intenção ser homofóbico", mas voltou a dizê-lo uma segunda vez.

Notícias ao Minuto

16:12 - 16/06/24 por Daniela Carrilho

Mundo LGBTI+

A marcha de orgulho LGBTQ+ de Roma, em Itália, celebrou o seu 30.º aniversário no sábado, com dezenas de milhares de pessoas a desfilarem pela capital italiana, empunhando cartazes, a dançar e cantar. Enquanto isso, não se esqueceram das declarações do Papa Francisco e deixaram-lhe algumas farpas.

"Atenção, daqui para a frente, altos níveis de paneleirice", "há demasiada paneleirice neste desfile" ou "alguém disse... paneleirice?" são algumas das frases inscritas em cartazes empunhados pelos participantes do desfile.

É que, recorde-se, Francisco considerou que "já há muita paneleirice", referindo-se à presença de um elevado número de pessoas homossexuais que ingressam em seminários, questão essa que tem sido objeto de debate há meses.

Após o termo usado ter sido citado pela imprensa italiana, o Papa teve de apresentar um pedido de desculpas. Contudo, terá repetido a palavra uma segunda vez, esta semana, aquando de uma reunião com padres de Roma.

Mas nem só o pontífice foi mencionado na marcha de orgulho gay de Roma. O partido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, declarou-se contra a gravidez de substituição, o casamento homossexual e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, tendo até limitado o reconhecimento dos direitos parentais ao progenitor biológico apenas nas famílias com pais do mesmo sexo.

"Não gosto de Meloni, mas gosto de melões e de cabelos ruivos", podia ler-se numa outra faixa segurada por uma mulher.

O mês do orgulho gay é comemorado todos os anos, em junho, em todo o mundo. Em Portugal, o Arraial Lisboa Pride acontece já no próximo sábado, dia 22 de junho.

Veja as imagens do desfile LGBTI+ de Roma, cheio de cor e humor, na fotogaleria acima.

Leia Também: Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório