Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 26º

Arraial Lisboa Pride celebra direitos LGBTI+ em Lisboa (já a 22 de junho)

O evento, que vai realizar-se entre as 16h00 e as 2h00, é aberto a todas as pessoas, "pertençam às comunidades LGBTI+ ou não".

Arraial Lisboa Pride celebra direitos LGBTI+ em Lisboa (já a 22 de junho)
Notícias ao Minuto

19:55 - 12/06/24 por Daniela Carrilho

País LGBTI+

Mais um ano em que se vai realizar o maior evento comunitário e de orgulho LGBTI+ do país. Integrado nas Festas de Lisboa, a 26.ª edição do Arraial Lisboa Pride acontece no dia 22 de junho, sábado, com 10 horas de programação queer e ativista, para quem queira "vivenciar uma atmosfera de celebração, inclusão, diversidade e respeito".

A organização está a cargo da associação ILGA Portugal e conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC.

A ILGA destaca, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que os últimos anos significaram "muitas conquistas políticas e sociais das pessoas LGBTI+ e das suas famílias", no entanto, também geraram preocupação devido "ao aumento do discurso de ódio e desinformação sobre as suas vidas".

"O Arraial Lisboa Pride adquire então um papel não só de celebração, mas também de ocupação de espaço público e de educação e sensibilização para todas as pessoas que queiram participar. Nunca é demais frisar que o evento é aberto a todas as pessoas, pertençam elas às comunidades LGBTI+ ou não", declara Daniela Bento, presidente da ILGA, na mesma nota.

O evento - que conta com atividades direcionadas para famílias e pessoas de todas as idades - vai juntar "várias associações de Direitos Humanos", fomentar "o comércio local através da presença de food trucks e bares emblemáticos da cidade" e promover "a visibilidade de artistas e pessoas artesãs queer e aliadas".

"O caminho cultural que o Arraial Lisboa Pride tem vindo a fazer é um exemplo desta tentativa de trazer a interseccionalidade para o centro das formas de pensar os direitos LGBTI+, pretendendo valorizar e mostrar que a cultura queer do panorama nacional é rica e diversa, cruzando também nas suas manifestações e agentes com outras comunidades sub-representadas cujos direitos e lutas estão na ordem do dia", acrescenta Daniela.

Entre várias outras, o cartaz desta edição terá as atuações de VertGum, Bejaflor, MC Falcona, Sapatrux e DJ Caring.

O Arraial Lisboa Pride 2024 vai realizar-se entre as 16h00 e as 2h00.

Leia Também: Direitos LGBTI com avanços positivos mas enfrentam oposição implacável

Recomendados para si

;
Campo obrigatório