Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 30º

Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"

Em causa está a presença de um elevado número de pessoas homossexuais que ingressam em seminários, questão essa que tem sido objeto de debate há meses.

Em privado, Papa opôs-se a seminaristas gays: "Já há muita paneleirice"
Notícias ao Minuto

20:12 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Vaticano

Foi num encontro privado com bispos italianos que o Papa Francisco fez declarações polémicas na sequência da entrada de seminaristas homossexuais, de acordo com o avançado pela imprensa italiana. "Já há demasiada paneleirice", terá dito, fazendo de linguagem depreciativa ('frociaggine', um termo homofóbico).

As palavras, alegadamente ditas num tom jocoso,  foram mencionadas durante a Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana, à porta fechada, que aconteceu a 20 de maio,  na antiga sala do Sínodo, no Vaticano.

O Papa Francisco terá dito que há "demasiada paneleirice" em certos seminários, referindo-se à presença de um elevado número de seminaristas aos quais são atribuídas tendências homossexuais.

Alguns bispos entrevistas pelo Corriere della Sera atribuem o uso daquela expressão à origem argentina do Sumo Pontífice, admitindo que esta possa não saber o impacto do seu tom. Ainda assim, sentiu-se uma onda de espanto e, até, de choque entre os presentes, segundo os relatos.

Esta questão tem sido objeto de debate há meses e cuja opinião é partilhada por grande parte dos membros da Igreja, conforme refere o jornal La Repubblica.

Apesar de tudo, em dezembro do ano passado, o Papa deu 'luz verde' à bênção de casais homossexuais, "em situação irregular" para a Igreja, mantendo a oposição ao casamento homossexual.

Foi a primeira vez que a Igreja se pronunciou claramente sobre a bênção de casais do mesmo sexo, assunto que gera tensões no interior da instituição, devido a uma forte oposição do setor conservador.

Alguns bispos reagiram de imediato declarando que não aplicariam a nova medida.

Leia Também: Papa deseja que Congresso Eucarístico seja "passo adiante" na Igreja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório