Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Confrontos entre mineiros deixam sete mortos no sul do Peru

Pelo menos sete pessoas morreram e 30 foram detidas na sequência de um confronto na quinta-feira entre dois grupos de mineiros, no sul do Peru, noticiaram os meios de comunicação locais no sábado.

Confrontos entre mineiros deixam sete mortos no sul do Peru
Notícias ao Minuto

06:58 - 05/06/22 por Lusa

Mundo Peru

O violento confronto entre mineiros de duas empresas, identificadas pelos meios de comunicação social, como Atico Calpa e Calpa Renace, ocorreu na província de Arequipa de Caravelí, de acordo com o 'site' do jornal regional El Buho.

Os meios de comunicação social indicaram que o violento conflito teve origem numa luta por terras num setor conhecido como Huanaquita, entre mineiros que trabalham em pequena escala, com pouca tecnologia e frequentemente em situação precária.

A procuradoria especializada contra o crime organizado em Arequipa está a investigar os acontecimentos, que levaram à detenção de 32 pessoas e à apreensão de armas de fogo, munições e coletes à prova de bala.

Um grupo, que alegadamente também participou nos confrontos, foi detido numa cidade da região vizinha de Ayacucho, e espera-se que seja transferido para Arequipa para ser determinado, na investigação, o uso de armas de fogo.

O jornal La Republica acrescentou que cinco das vítimas mortais, todos homens, já foram identificados pela Polícia Nacional do Peru e pelo Ministério Público, tendo os corpos sido levados para o Instituto de Medicina Legal de Arequipa, a 1.012 quilómetros a sul de Lima.

Leia Também: Pelo menos 11 mortos e 34 feridos em acidente de autocarro no Peru

Recomendados para si

;
Campo obrigatório