Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Cabul envia centenas de comandos para cidade atacada por talibãs

Combates entre talibãs e as forças afegãs decorrem hoje pelo segundo dia consecutivo em Qala-i-Naw e espessas nuvens de fumo elevam-se sobre a cidade, capital da província de Badghis, no noroeste do Afeganistão.

Cabul envia centenas de comandos para cidade atacada por talibãs
Notícias ao Minuto

13:32 - 08/07/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

O Governo enviou por helicóptero centenas de comandos para Badghis para contrariar a ofensiva dos talibãs, a primeira contra uma capital provincial desde o início da última fase da retirada das tropas norte-americanas.

"Os talibãs ainda estão na cidade (...) As lojas estão fechadas, não há quase ninguém nas ruas", declarou à agência France Presse Aziz Tawakoli, habitante de Qala-i-Naw, acrescentando que quase metade dos moradores fugiu.

Segundo Abdul Latif Rostaee, diretor de saúde de Badghis, 10 civis feridos, incluindo mulheres e crianças, foram transportados hoje para o hospital central da cidade.

Na quarta-feira, algumas horas depois do exército norte-americano anunciar ter concluído "em mais de 90%" a sua retirada do Afeganistão, os talibãs entraram em Qala-i-Naw, cidade de cerca de 75.000 habitantes.

Desde maio, os rebeldes tomaram vastas zonas rurais do país e aproximaram-se de várias grandes cidades.

"Os talibãs retomaram os seus ataques em várias partes da cidade", indicou à AFP Hessamuddin Shams, governador de Badghis, assegurando, no entanto, que "o inimigo está a ser afastado e a fugir".

"A noite passada ninguém podia dormir devido aos bombardeamentos", contou Parisila Herawai, uma militante dos direitos humanos de Qala-i-Naw.

"Como mulheres estamos muito preocupadas (...) Se os talibãs ficarem na cidade deixaremos de poder trabalhar e perderemos todos os progressos em matéria de direitos das mulheres dos últimos 20 anos", afirmou.

Zia Gul Habibi, membro do conselho provincial de Badghis, deu conta de combates "esporádicos" na cidade.

"Alguns membros das forças de segurança que se juntaram aos talibãs, ajudam-nos e guiam-nos", lamentou.

Na quarta-feira, os rebeldes libertaram centenas de detidos da prisão da cidade e assumiram o controlo do comissariado da polícia.

Segundo um responsável da segurança, que não quis ser identificado, a ofensiva também "afetou as províncias vizinhas", como a de Herat, fronteiriça ao Irão.

"Isto semeou um pouco o medo por todo o lado", adiantou.

Responsáveis locais e dos rebeldes disseram que dois distritos de Herat foram tomados durante a noite de quarta-feira para hoje e os talibãs aproximam-se do centro da província.

Leia Também: Dois atentados à bomba em Cabul provocam pelo menos 12 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório