Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 24º

Devia fazer o 'número dois' todos os dias? Gastroenterologista esclarece

Anju Malieckal revela se é mesmo importante ir à casa de banho com este propósito ou se é estranho se tal não acontecer.

Devia fazer o 'número dois' todos os dias? Gastroenterologista esclarece
Notícias ao Minuto

10:27 - 21/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Será que é mesmo importante fazer cocó todos os dias? Se tal não acontecer, é motivo para preocupar-se? O programa Today, do canal NBC, falou com um gastroenterologista para perceber melhor esta questão.

A verdade é que não existe uma única resposta para esta questão. "O trato digestivo de cada pessoa é diferente", começa por dizer o médico Anju Malieckal. Existem vários fatores que podem afetar a frequência com que faz o 'número dois', como a idade, o estilo de vida, a dieta ou o stress.

Leia Também: Será que existe uma melhor hora para fazer o 'número dois'?

"As idas à casa de banho podem ocorrer várias vezes ao dia, uma vez ao dia ou uma vez a cada dois ou três dias", continua. "À medida que envelhecemos, o nosso metabolismo fica mais lento. Então, o tempo que as fezes permanecem no intestino e o tempo de trânsito fica mais longo."

Mais importante do que fazer o 'número dois' todos os dias, é como o faz e como se apresenta. Revela que deverá ter uma cor acastanhada, ser liso e não muito firme. "Se se sente bem, vazio, aliviado, sem pressão ou dor, isso é uma boa indicação."

De outra forma, poderá dizer que algo se passa. "Se sentir desconforto, gases ou inchaço, ou sentir-se lento, também pode ser o corpo a dizer que a qualidade não é a melhor."

Leia Também: Médico revela o que deve comer para aliviar a prisão de ventre

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório