Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Testes em centros comerciais; Internamentos mantêm queda

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Testes em centros comerciais; Internamentos mantêm queda
Notícias ao Minuto

07:55 - 20/04/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal deu início, esta segunda-feira, à terceira fase do plano de desconfinamento no país. Após três meses de portas fechadas, centros comerciais, teatros, cinemas e lojas puderam abrir os seus espaços. Um marco assinalado com pompa e circunstância e que ficou marcado por filas de clientes à porta.

Se o momento é para ser encarado com (moderado) entusiasmo, facto é também que o país ainda não está livre da pandemia, motivo pelo qual continua a ser importante manter uma atitude preventiva. Recorde-se que o índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus em Portugal desceu ontem para 1, enquanto a incidência de casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias subiu para 71,8

Hoje, Portugal deverá atingir a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a Covid-19, adiantou a 'task force' responsável pelo plano de vacinação. Também hoje, a Agência Europeia do Medicamento dará o seu parecer sobre a segurança da vacina da Janssen

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

16h01 - Com a Covid-19, portugueses passaram a valorizar (mais) beijos e abraços. Os afetos foram proibidos com a chegada abrupta da pandemia provocada pela Covid-19, e os portugueses passaram a valorizá-los, ainda mais. São, aliás, dos europeus que mais destacam essa saudade.

15h50 - António Costa anuncia reforço da digitalização dos consulados. O primeiro-ministro anunciou hoje que, através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), haverá um reforço dos investimentos na digitalização da rede consular portuguesa e dos meios para o ensino à distância do português.
 
 
15h25 - 280 postos de vacinação a ser criados para vacinar 100 mil pessoas/dia.  Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse hoje à Lusa o coordenador da 'task force'.

15h23 - EMA mantém confiança na vacina da Johnson & Johnson. Regulador europeu recomendou hoje ao grupo Johnson & Johnson que adicione "casos muito raros de coágulos sanguíneos" à lista de possíveis efeitos secundários.

15h06 - Ministério da Ciência espanhol explica de que forma é que a vacina contra a Covid-19 atua. Segundo esta, "quando alguém é vacinado, as suas células começam a produzir a proteína S a partir do vírus. O seu sistema imunitário deteta-o, avisa que é um estranho e produz defesas contra ele".

15h03 - UE lança iniciativa de 100 ME para apoiar vacinação em África. A União Europeia (UE) lançou hoje uma iniciativa humanitária de 100 milhões de euros com o objetivo de "apoiar as campanhas de vacinação contra a covid-19 em África", anunciou a Comissão Europeia.

14h50 - A PSP e o Metro de Lisboa uniram-se para recordar, em vídeo, que no regresso progressivo à normalidade, é preciso manter a segurança. Confira os cuidados a tomar

14h40 - África com mais 243 mortos e 9.360 infetados nas últimas 24 horas. África registou mais 243 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 118.133 desde o início da pandemia, e 9.360 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

14h14 - Timor-Leste com mais 84 casos e 32 recuperados nas últimas 24 horas.  Timor-Leste registou mais 84 casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 32 recuperados da Covid-19 neste período, segundo dados oficiais.

14h10 - Quase 2 milhões de portugueses já receberam a primeira dose da vacina e mais de 660 mil já completaram a vacinação, refere a SNS. Confira abaixo os números em detalhe.

14h10 - Açores com 21 novos casos e 67 doentes recuperados. Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 21 novos casos positivos de covid-19, sendo 19 em São Miguel e dois na Terceira, e há mais 67 doentes recuperados da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h06 - Portugal regista mais cinco óbitos e 424 casos de Covid-19. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais cinco mortes e 424 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país registou 16.951 óbitos e 831.645 infeções.


 
14h02 -
Madeira vai anunciar alívio das restrições na segunda-feira. O presidente do Governo da Madeira fez hoje saber que as medidas restritivas adotadas na altura da Páscoa "resultaram" e remeteu novos anúncios "para salvar o verão e a retoma do turismo" para segunda-feira.

13h55 - Suzete Prata tem 90 anos e 'ganhou' um mural na cidade de Lisboa. Porquê? Porque a idosa recebeu a milionésima vacina contra a Covid-19 em Portugal.

13h50 - O Plano Nacional para a Testagem Massiva está pronto, indica o semanário Expresso, e prevê testes em centros comerciais e estações, ou para ir ao médico, a espetáculos ou ainda a eventos religiosos. 

13h35 - Lontras testam positivo à Covid-19 após apresentarem vários sintomas. Sete lontras idosas do Aquário da Geórgia, em Atlanta, EUA, foram diagnosticadas com Covid-19 depois de terem “sintomas leves, como espirros, tosse e rosácea”.

13h20 - Casal viola confinamento obrigatório em Valpaços e acaba detido. Um homem, de 53 anos, e uma mulher, de 52, foram detidos, esta segunda-feira, pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real, por violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitos, no âmbito da pandemia de Covid-19, no concelho de Valpaços.

13h00 - Nenhuma doença alérgica contraindica de forma absoluta toma da vacina. As vacinas contra a Covid-19 atualmente em uso em Portugal podem ser administradas a pessoas com doença alérgica, embora alguns doentes devam fazer a toma sob vigilância em contexto hospitalar, alertaram hoje especialistas da área Imunoalergologia.

12h55 - Casos de infeção no mundo são quase 142 milhões desde início da pandemia. A pandemia do novo coronavírus está quase a atingir os 142 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 685 mil novos contágios nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do balanço diário da France-Presse (AFP).
 
12h52 - 'Vovogram': Homem cria forma de comunicar com a avó durante a pandemia. Mulher de 96 anos tinha dificuldades em falar com os netos através das novas plataformas, por isso o neto criou uma plataforma adequada às suas necessidades.

12h46 - AHRESP alerta que turismo "continua ausente" da estratégia. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) advertiu hoje que de "uma forma geral" o setor do turismo continua ausente das estratégias e investimentos propostos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

12h35 - TAP convoca tripulantes para reunião sobre medidas de reestruturação. Os tripulantes da TAP selecionados para as medidas de adesão voluntárias, como rescisões por mútuo acordo, foram convocados pela companhia para uma reunião com os Recursos Humanos, segundo uma carta do sindicato, a que a Lusa teve acesso.

12h01 - Nenhuma doença alérgica contraindica de forma absoluta toma da vacina. As vacinas contra a Covid-19 atualmente em uso em Portugal podem ser administradas a pessoas com doença alérgica, embora alguns doentes devam fazer a toma sob vigilância em contexto hospitalar, alertaram hoje especialistas da área Imunoalergologia.

11h58 - Tóquio2020: Governo assegura vacinação de Missão portuguesa em tempo útil. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurou hoje que a Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 vai ser vacinada contra o novo coronavírus em tempo útil.

11h35 - Dúvidas sobre máscaras têxteis penalizaram exportações portuguesas. As reservas levantadas em alguns países europeus quanto à eficácia das máscaras têxteis penalizaram as exportações portuguesas, mas o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (Citeve) garante a sua eficácia e adequação em contexto de uso comunitário.

11h29 - Voo entre Nova Deli e Hong Kong regista pelo menos 53 infetados. Pelo menos 53 passageiros de um voo entre Nova Deli e Hong Kong testaram positivo para a Covid-19, disseram as autoridades locais, que a partir de hoje suspenderam aos voos procedentes da Índia, Filipinas e Paquistão.

11h15 - Espanha vai distribuir hoje 345 mil doses da vacina da AstraZeneca pela suas comunidades autónomas. O anúncio foi feito pelo ministério da Saúde no Twitter.

11h05 - Desemprego registado volta a agravar-se. No final de março estavam registados nos centros de emprego 432.851 indivíduos desempregados, de acordo com dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), divulgados esta terça-feira. "No fim do mês de março de 2021, estavam registados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 432.851 indivíduos desempregados, número que representa 70,7% de um total de 611.958 pedidos de emprego", revela o IEFP. 

10h48 - UE destina 651 mil doses de vacinas da Pfizer aos Balcãs Ocidentais. A Comissão Europeia vai fornecer 651 mil doses de vacinas da BioNTech/Pfizer contra a Covid-19 aos países dos Balcãs Ocidentais, que serão distribuídas com o apoio das autoridades austríacas, foi hoje anunciado.

10h25 - Hospital de Penafiel não renova contratos com 60 enfermeiros. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, está a comunicar a cerca de 60 enfermeiros com "contrato covid-19" que não vai renovar o seu vínculo, denunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros.

10h12 - O regresso ao ensino presencial está de volta. Mas as regras de segurança mantêm-se. Cumpra o conselho do SNS até na escola

09h55 - Governo alerta para "escalada" de discursos xenófobos e racistas. A pandemia de Covid-19 provocou "a escalada" de discursos xenófobos e racistas e exacerbou "a exclusão social daqueles que já estavam em situação vulnerável", alertou hoje o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André.

09h40 - Facebook continuará com trabalho remoto após final da pandemia. Em conversa com a BBC, o vice-presidente dos Recursos Humanos do Facebook, Brynn Harrington, afirmou que os trabalhadores “prosperaram a sério” a partir de casa. “Por exemplo, os pais que são próximos dos filhos, estão felizes por ‘cortar’ a deslocação [até ao escritório] e por otimizarem o seu dia, estão entusiasmados por trabalharem remotamente”, apontou

09h22 - Contra a Covid-19, artista anda na rua com  'óasis portátil' ao pescoço. Há pessoas que parecem levar à letra a ideia de que é preciso não sair da nossa bolha para evitar o contágio por Covid-19.É o caso de Alain Verschueren, um artista belga, que cada vez que sai à rua, faz-se acompanhar  daquilo a que chama do seu 'oásis portátil'. 

Notícias ao Minuto Alain Verschueren© Reuters  

08h57 - Escolas no Entroncamento com cinco turmas em isolamento por casos de infeção. A Escola Básica António Gedeão, a Escola Básica do Bonito e a Escola Básica da Zona Verde, no Entroncamento, começaram a semana com turmas em isolamento devido à deteção de casos positivos de covid-19, informa o Médio Tejo.

08h50 - Segurança de supermercado que denunciou clientes sem máscara morre de Covid-19. Um funcionário da cadeia de supermercados Tesco, no Reino Unido, morreu de Covid-19, depois de se ter queixado, por diversas vezes, de clientes que não usavam máscara na loja.

08h45 - Governo decide suspender o IVA nas moratórias bancárias. As prestações dos contratos abrangidos pelas moratórias bancárias não serão sujeitas ao pagamento do IVA durante o período da sua vigência, de acordo com um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. 

08h20 - Atualização dos dados da Argentina: O país registou nas última s 24 horas 20.461 casos e 248 mortos.

08h10 - Farmacêuticas não cumpriram compromisso de produção da vacina com UE. As grandes empresas farmacêuticas não cumpriram o seu compromisso com a União Europeia de produzir e garantir a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para "chegarem ao mundo inteiro" sem necessidade de "medidas extraordinárias", segundo um relatório.

07h50 - Índia alarga vacinação a maiores de 18 anos a partir de 1 de maio. A Índia vai alargar a vacinação contra a Covid-19 a todos os maiores de 18 anos, a partir de 1 de maio, depois de ter cessado as exportações de vacinas para tentar acelerar a imunização da população. 
 
07h42 -  EMA dá hoje parecer sobre a vacina da Janssen. A Agência Europeia do Medicamento, com sede em Amesterdão (Países Baixos), anunciou na semana passada que irá dar uma "conferência de imprensa virtual sobre as conclusões a propósito da avaliação da segurança" da vacina do grupo Johnson & Johnson. A conferência de imprensa deverá ser às 16h00.

07h40 - Dados atualizados da Alemanha. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 9.609 casos de Covid-19 e 297 vítimas mortais da doença. Em termos acumulados, e segundo dados do Instituto Robert Koch, a pandemia já fez 3.163.308 infetados e 80.303 mortos desde que chegou ao país.

07h20 - Reuniões do Infarmed "sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Numa entrevista que concedeu ao Infarmed Notícias, o Presidente da República considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas "num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência externa".

Para o chefe de Estado, as reuniões que se realizam na sede do Infarmed, em Lisboa, constituem "um momento privilegiado (...) com oportunidade de se colocarem e esclarecerem dúvidas, e que por certo contribuí para tomada de decisões coletivas muito relevantes".

07h10 - Governador Cuomo investigado por causa de livro sobre pandemia. A procuradora-geral de Nova Iorque está a investigar se o governador Andrew Cuomo cometeu ilegalidades ao colocar elementos da equipa a escrever e promover o livro sobre liderança durante a pandemia.

07h08 - Taiwan vende vacinas AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem. Com lotes da vacina AstraZeneca contra a covid-19 em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros.
 
07h07 - Enquanto dormia:

07h05 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento da situação da Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Índice de transmissibilidade desce para 1 e incidência sobe para 71,8

Recomendados para si

;
Campo obrigatório