Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Associação comercial "engalanou" Bragança para o desconfinamento

As lojas da cidade de Bragança abriram hoje "engalanadas" com carpetes coloridas e outros motivos, numa iniciativa da associação comercial para "criar um ambiente alegre e acolhedor" na nova fase do desconfinamento face à pandemia de covid-19.

Associação comercial "engalanou" Bragança para o desconfinamento
Notícias ao Minuto

11:44 - 19/04/21 por Lusa

Economia Covid-19

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) decidiu surpreender os associados no dia que "representa a abertura de todos os setores de atividade, ainda que continuem a funcionar com regras apertadas de controlo da pandemia", como informa em comunicado.

Durante a madrugada de hoje, a ACISB colocou balões, carpetes coloridas e cartazes com a frase "Juntos somos mais fortes, estamos todos de volta", na porta de 219 estabelecimentos comerciais do centro da cidade de Bragança, onde há maior concentração de lojas.

Para o período da tarde programou também "alguns momentos musicais, sem hora nem lugar marcado, igualmente para produzir o efeito surpresa e criar um ambiente alegre e convidativo para usufruir da cidade e dos seus espaços comerciais".

"Com isto a ACISB não dá como encerrada a luta contra a pandemia, insistindo junto dos associados na necessidade absoluta de continuar a cumprir as regras, para evitar facilitismos, porque só com um comportamento responsável e continuado o cenário se poderá voltar a abrir, para que o comércio possa voltar a trabalhar com toda a sua capacidade, como é desejável", ressalva.

A iniciativa de hoje inclui ainda uma vertente de "solidariedade, consciencialização e agradecimento, com a colocação das duas dezenas de corações que foram criados pelas Instituições de Particularidade de Solidariedade Social (IPSS)" da região.

Estes trabalhos foram feitos para homenagear os profissionais da saúde e demais profissionais que, na luta contra a covid-19, sempre estiveram e continuam na linha da frente.

Depois de terem sido colocados, durante semanas, no gradeamento do Hospital de Bragança, os trabalhos estão nesta segunda-feira na Praça da Sé, associando-se à ação de incentivo ao comércio no dia em que começa nova etapa do desconfinamento.

"Tudo isto para homenagear também a resiliência dos comerciantes e prestadores de serviços que, do ponto de vista económico, há um ano que vivem dias dramáticos de luta pela sobrevivência", justifica.

O distrito de Bragança registava, no último boletim oficial das autoridades de saúde, datado de sexta-feira, 58 casos de infeção ativos pelo novo coronavírus, sendo que metade dos 12 concelhos não tinha qualquer ocorrência.

O concelho de Mirandela tinha 25 casos, o de Miranda do Douro 12, Bragança 11, Vinhais cinco, Macedo de Cavaleiros quatro e Vila Flor um.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.011.975 mortos no mundo, resultantes de mais de 140,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.945 pessoas dos 831.001 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: UE vai receber mais 100 milhões de doses da Pfizer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório