Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Está dado o tiro de partida da fase 3 do desconfinamento. Eis as imagens

Centros comerciais, cafés e restaurantes da generalidade do país voltaram a abrir esta segunda-feira, dia em que também os alunos do ensino secundário e superior retomaram as aulas presenciais.

Notícias ao Minuto

16:58 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Pandemia

Portugal iniciou hoje a terceira fase do desconfinamento com a reabertura de mais escolas, lojas, restaurantes e cafés, um levantamento de restrições que não é, porém, acompanhado nos dez concelhos onde a incidência da Covid-19 é maior (quatro tiveram mesmo de recuar à primeira fase). 

Nesta nova etapa do levantamento gradual das medidas de confinamento, cerca de 300 mil estudantes regressaram às escolas secundárias do território continental, uma possibilidade que foi estendida também ao ensino superior, mas cabe às universidades e aos institutos politécnicos decidirem como será feito esse regresso às aulas presenciais.

A retoma do ensino presencial para os alunos do ensino secundário e do ensino superior avançou em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho.

Na área da restauração, já é possível frequentar restaurantes, cafés e pastelarias no interior, mas com a limitação de grupos de quatro clientes, podendo manter-se o serviço de esplanada que já estava autorizado, que passa agora a ter um limite de seis pessoas.

No que se refere ao comércio, os centros comerciais e todas as lojas, independentemente da sua dimensão, puderam também reabrir ao público, mas cumprindo a lotação fixada pela Direção-Geral da Saúde. 

Na galeria acima pode espreitar como está a decorrer o primeiro dia desta terceira fase, com imagens  captadas em vários pontos da capital, nomeadamente no Centro Comercial Colombo. 

Estas reaberturas aplicam-se à generalidade do país, exceto em seis concelhos (Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela), que se vão manter com as regras que vigoraram nos últimos 15 dias, e quatro (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior), que vão recuar para as restrições mais "apertadas" da primeira fase de desconfinamento.

Leia Também: AO MINUTO: Menor n.º de óbitos em 8 meses; EUA e Índia vão vacinar jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório