Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Registados mais 15 mortos; Genoma já sofreu "150 alterações"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Registados mais 15 mortos; Genoma já sofreu "150 alterações"

O Ministro da Educação garantiu que a tutela "será responsável" pelo apetrechamento das máscaras necessárias para distribuir por alunos e funcionários das escolas que vão reabrir dentro de duas semanas. Os alunos do 11.º e 12.º ano deverão voltar a ter aulas presenciais a partir de 18 de maio e a entrada nos estabelecimentos de ensino só será permitida a quem tenha máscara.

O regresso às aulas em época de pandemia obriga a novas regras, como a divisão das turmas por várias salas de aula ou a forma de aceder aos espaços, e essas orientações "vão chegar ainda hoje [terça-feira] às escolas", revelou Tiago Brandão Rodrigues. Conheça-as aqui. 

Por outro lado, relativamente a negócios de milhões sem contrato na Saúde, a tutela fez saber que vai divulgar um relatório com os "procedimentos elaborados por ajuste direto" para combater a pandemia, com as respetivas razões que justificaram "a impossibilidade" de recorrer a "outro tipo de procedimento".

Já a Comissão Europeia prevê para Portugal, em 2020, uma recessão de 6,8% e que a taxa de desemprego suba para os 9,7% devido ao impacto da pandemia da Covid-19. Bruxelas previu ainda, esta quarta-feira, que o défice das contas públicas nacionais atinja os 6,5% do PIB em 2020, com a dívida pública a atingir os 131,6% do PIB

De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde, Portugal contava, esta quarta-feira, com 26.182 casos confirmados e 1.089 vítimas mortais desde o início do surto. Foram mais 15 mortos e mais 480 infetados em relação ao dia anterior. Em termos globais, a pandemia já provocou mais de 257 mil mortos e mais de 3,6 milhões de infetados em todo o mundo.

Continue a acompanhar aqui todos os desenvolvimentos sobre a Covid-19

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

13h49 - O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, Miguel Borges, defende que o Governo deve voltar a proibir as deslocações para fora dos concelhos de residência de forma a evitar a presença de peregrinos em Fátima.

"Seria de bom senso fazer o mesmo que foi feito no fim de semana da Páscoa e do 1 de Maio, ou seja, a limitação de circulação para fora do concelho" (Miguel Borges)13h40 - pandemia já matou 257.687 pessoas e infetou mais de 3,6 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan.Os EUA são o país mais afetado quer em número de óbitos quer de casos, com 71.078 e 1.204.475, respetivamente.

13h27 - Liga turca prevê regressar aos relvados já em junho.

13h31 - Presente na conferência de imprensa diária da DGS, Fernando Almeida, presidente do Instituto Ricardo Jorge, revelou que o INSA já "encontrou 150 mutações do novo coronavírus desde Wuhan, na China, até Portugal".

13h26  A Áustria vai prolongar até 31 de maio os controlos das suas fronteiras com os países vizinhos, todos membros do espaço Schengen de livre circulação, impostos em meados de março para limitar a expansão do novo coronavírus.

13h23 - António Lacerda Sales revelou, esta segunda-feira, que foram feitos mais de 471 mil testes desde o dia 1 de março: "De 1 a 4 de maio, tivemos uma média de 10.700 testes realizados por dia. 46,5% foram feitos em laboratórios públicos, 42,5% em laboratórios privados e 11% em laboratórios militares".

13h19 - Os diretores escolares saúdam as orientações do Governo para o recomeço das aulas presenciais, mas alertam que poderá haver muitos alunos nas escolas e regiões onde os estudantes passem todo o dia fora de casa.

13h17 - "Não somos alérgicos a nenhuma forma de investigação". A China recusou hoje uma investigação internacional sobre a origem do novo coronavírus, apontando como prioridade travar a pandemia, numa altura em que os Estados Unidos acusam o regime chinês de negligência.

13h15 - Cientistas investigam a influência de fatores genéticos na doença depois de (pelo menos) dois pares de gémeos e dois pares de irmãos morrerem, vítimas da Covid-19, com poucas horas ou dias de diferença.

13h13 - Mais de 90% dos lojistas que operam sobre 100 marcas não pagam rendas desde o encerramento dos estabelecimentos devido à pandemia de Covid-19, divulgou hoje a recém-criada Associação de Marcas de Retalho e Restauração.

13h09 - O balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde dá conta de 26.182 casos confirmados da Covid-19 em Portugal e 1.089 mortes. Conheça os concelhos mais afetados.

13h06 - A conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus conta, esta quarta-feira, com o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, com Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas e com o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida.

Pode ver aqui a conferência da DGS:

12h57 - O boletim epidemiológico desta quarta-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.089 pessoas em Portugal e infetou 26.182. São mais 15 mortos nas últimas 24 horas -  uma variação de 1.4% - e mais 480 infetados, ou seja, uma variação de 1.87%.

12h56 - O quê? No regresso da Liga de Basebol da Coreia do Sul, as cheerleaders dançaram para uma plateia... falsa. Mesmo assim, teve direito à atuação das bailarinas do clube e há vídeo. Pode vê-lo aqui.

12h55 - O Lar do Comércio, em Matosinhos, que já registou 17 mortes pela Covid-19, comprometeu-se a elaborar um plano de mobilização interna para separar utentes infetados de não infetados, disse hoje à Lusa fonte da câmara local.

12h53 - Duas centenas de personalidades, entre as quais Madonna, Robert De Niro e Juliette Binoche, apelaram aos líderes e cidadãos mundiais para que introduzam mudanças profundas nos estilos de vida e consumo, em consequência da crise causada pela Covid-19.

12h47 - O ministro francês dos assuntos digitais, Cedric O, concedeu uma entrevista ao BFM Business TV (via Gadgets360) onde falou sobre a app de ‘contact tracing’ desenvolvida pelo governo francês para vigiar a evolução da Covid-19, a StopCovid. Nesta, acusou a Apple de não ajudar.

12h36 - Sabe quais os cuidados que deve ter numa lavandaria pública em tempos de pandemia? A Direção-Geral da Saúde deixou-lhe, através do Facebook, uma ajuda para se manter em segurança nas idas a estes locais. 

12h29 - A conferência de líderes parlamentares decidiu que não será obrigatória a utilização de máscara de proteção individual no "uso da palavra" no plenário ou em comissões da Assembleia da República.

12h25 - O Governo está confiante numa reversão da "interrupção abrupta" da atividade económica a partir do início de maio, segundo um comunicado do Ministério das Finanças, em resposta às previsões económicas de primavera divulgadas por Bruxelas, esta quarta-feira. 

12h22 - O estudo serológico do Instituto Ricardo Jorge (INSA), que vai determinar o nível de anticorpos que a população portuguesa tem neste momento para a Covid-19, vai avançar para o terreno na terceira semana de maio e os especialistas estimam que conseguiam obter os primeiros resultados cerca de 15 dias depois.

12h02 - O desenvolvimento mais rápido que o esperado de uma vacina contra a Covid-19 pode melhorar as perspetivas económicas na Europa, mas os riscos são sobretudo negativos e ameaçam a retoma, afirmou o comissário europeu da Economia.

12h00 - O primeiro-ministro anunciou o alargamento de apoios a sócios-gerentes com trabalhadores a cargo, um aumento do prazo de garantia para acesso ao subsídio social de desemprego e cobertura de trabalhadores independentes sem descontos no último ano.

11h58 - Os estudantes voltaram à escola em Wuhan, na China, cidade onde surgiram os primeiros casos da pandemia do novo coronavírus. Os alunos usaram máscaras, foi-lhes medida a temperatura e as mesas foram separadas para cumprir o distanciamento social. 

11h52 - As empresas de restauração e comércio de Cascais podem duplicar ou criar áreas de esplanada, segundo uma decisão excecional da Câmara, que pretende distribuir as mesas por uma área maior de forma a salvaguardar o distanciamento devido à Covid-19.

11h45 - O Governo prolongou, pela quarta vez, a suspensão de voos para Itália por mais 14 dias, até 19 de maio, justificada por "cuidados excecionais" a ter com a situação pandémica no país, segundo um despacho hoje publicado.

11h43 - Já hoje aqui lhe falámos de Lionel Stanhope e dos murais que desenha - veja um pouco mais em baixo. Depois de lhe termos mostrado uma homenagem ao Serviço Nacional de Saúde britânico, fique agora com uma imagem onde o artista retrata 'A Ceia em Emaús', de Caravaggio, em tempos de pandemia.

Notícias ao Minuto'A Ceia em Emaús', de Caravaggio, por Lionel Stanhope© Reuters

11h39 - A Comissão Europeia projetou uma redução de 50% na atividade turística na Europa este ano devido à pandemia, estimando "consequências prolongadas" no setor, sendo Portugal um dos países mais afetados pela sua "dependência do turismo estrangeiro".

11h34 - As celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de maio, nos dias 12 e 13, vão contar apenas com a presença das pessoas nelas diretamente envolvidas, disse hoje o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas.

11h28 - Jogos em campo neutro? Premier League divide-se e época está em risco. O Presidente da Associação de Treinadores britânica alerta para a importância de que a proposta seja aprovada.

11h25 - A Rússia é agora o quinto país mais afetado na Europa. A Rússia tornou-se hoje o quinto país da Europa mais afetado pelo novo coronavírus, após ter registado mais de 10 mil novos casos pelo quarto dia consecutivo.

11h18 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 272 novos casos de Covid-19, uma subida que inverte a tendência em baixa dos últimos dias, apresentando agora um total de 50.781, segundo dados oficiais hoje divulgados.

11h16 - Um grupo de sete idosos teve alta, esta terça-feira, do polo do Porto do Hospital das Forças Armadas, depois de ter conseguido vencer a luta contra a Covid-19. Veja as imagens.

11h12 - O monumental roubo de carros escondido pela quarentena na Nova Zelândia. Parece ter sido um assalto de sonho. Um parque de estacionamento cheio de carros cuidados para aluguer, todos em fila, destrancados, com as chaves no interior... e tudo isto sem ninguém presente para testemunhar.

11h06 - O Governo chinês afirmou hoje que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, "não pode apresentar evidências" de que o novo coronavírus tenha saído de um laboratório chinês "porque não as possui".

10h55 - A economia grega deve contrair-se 9,7% este ano, severamente atingida pela pandemia e pelas medidas adotadas para a travar, mas voltar a crescer, 7,9%, em 2021, segundo as previsões da Comissão Europeia hoje divulgadas em Bruxelas.

10h51 - A Comissão Europeia estima que os choques provocados pela pandemia da Covid-19 levem este ano a uma contração das economias dos 27 Estados-membros da União Europeia sem exceção, mas com diferenças marcadas, tanto no recuo como na retoma.

10h47 - António Costa apela a pessoas em situações ilegais que se formalizem. O primeiro-ministro adiantou que esta semana será aprovada uma medida, em sede de Conselho de Ministros, para apoiar os trabalhadores informais, de modo a que formalizem as suas atividades junto da Segurança Social.

Na intervenção, o chefe do Governo destacou ainda que "o tempo, para quem tem angústia de saber se salva ou não salva a sua empresa, para quem tem a angústia de saber se vai ou não vai receber o subsídio de desemprego, se vai ou não vai receber a tempo e horas os 70% a que tem direito para proteção do seu rendimento, obviamente, ontem já era tarde", acrescentando que "temos de ser justos relativamente ao esforço extraordinário a Segurança Social tem estado a fazer".

10h40 - Levantar estado de emergência seria "erro imperdoável". O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse hoje que levantar o estado de emergência e retirar as ajudas económicas nesta altura seria "um erro imperdoável" no combate contra a pandemia de Covid-19.

10h33 - A economia irlandesa deverá contrair-se 7,9% este ano e voltar a crescer, 6,1%, em 2021, com os riscos macroeconómicos negativos a manterem-se excecionalmente elevados, segundo as previsões de primavera da Comissão Europeia hoje divulgadas.

10h25 - O concerto dos Guns N' Roses em Portugal foi adiado. O espetáculo estava agendado para dia 20 de maio. "Estamos a trabalhar numa nova data, que contamos partilhar em breve, bem como todas as informações relativas aos bilhetes. Agradecemos a vossa paciência e compreensão", escreveu a Everything is New nas redes sociais.

10h17 - O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido vai "diminuir acentuadamente", em 8,3%, este ano devido à Covid-19, estimou hoje a Comissão Europeia, alertando para as "consequências duradouras", que são pioradas pelas incertas relações entre Londres e Bruxelas.

10h13 - A Comissão Europeia prevê uma contração "sem precedentes" de 9,4% da economia espanhola em 2020, com um impacto particularmente grande nos serviços, provocada pela aplicação de medidas de confinamento "rigorosas" em resposta ao surto da Covid-19.

10h10 - A Alemanha vai ter uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,5% este ano, devido ao impacto da pandemia sobretudo na indústria automóvel, com o país a conseguir recuperar só em 2021, divulgou hoje a Comissão Europeia.

10h08 - O Ministério da Saúde espanhol acaba de divulgar os dados relativos à Covid-19 no país. Nas últimas 24 horas morreram mais 244 pessoas, o que representa um aumento no número diário de mortes em comparação com esta terça-feira, dia em que se registaram 185 vítimas mortais. Os novos casos de infeção (diagnosticados com o teste PCR), passam já os 220 mil.

10h04 - A pandemia trouxe muitas 'novidades' às nossas vidas e uma delas foi a disposição para viajar... sem sair do sofá. Se tem saudades de Paris - ou se quer conhecer um pouco do 15º. bairro - veja as imagens que, esta quarta-feira, a AFP partilhou no Twitter. Somos 'levados' numa viagem do Parc Montsouris até Montparnasse.

10h02 - A Comissão Europeia prevê para Portugal, em 2020, uma recessão de 6,8% e que a taxa de desemprego suba para os 9,7% devido ao impacto da pandemia da Covid-19, foi hoje divulgado. Bruxelas previu ainda que o défice das contas públicas nacionais atinja os 6,5% do PIB em 2020, com a dívida pública a atingir os 131,6% do PIB. 

Foi também estimado que a economia da zona euro conheça este ano uma contração recorde de 7,7% do PIB, como resultado da pandemia do novo coronavírus, recuperando apenas parcialmente em 2021, com um crescimento de 6,3%.

10h01 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

09h54 - Perante a pandemia muitos de nós tentamos minimizar as idas aos supermercados e comprar mantimentos que durem várias semanas. Mas existem cinco alimentos que deve evitar comprar durante a pandemia. Sabe quais são? 

09h42 - O Reino Unido crê que novo coronavírus foi passado naturalmente de animais. A posição britânica contrasta com as alegações feitas pelo presidente norte-americano de que o vírus teria sido libertado de um laboratório em Wuhan.

09h40 - Há (cada vez) mais oferta de máscaras sociais. Como escolher? A DECO dá uma ajuda aos consumidores que não sabem ainda qual o tipo de máscara que devem escolher. Veja aqui as dicas. 

09h36 - Suspenso desde o início do passado mês de março devido à pandemia do novo coronavírus, o futebol inglês começa a preparar-se para 'reabrir portas', o que, tendo em conta as últimas informações poderá acontecer a partir de 12 de junhoNo entanto, este processo está a causar alguma preocupação junto dos médicos dos clubes...

09h33 - Fã de videojogos? Este artigo é para si. Com a maioria das produtoras a ter alterado os processos de trabalho devido à pandemia de Covid-19, era possível que alguns jogos vissem as suas datas de lançamento adiadas. Não parece ser esse o caso de ‘FIFA 21’, cujo lançamento continua previsto para ter lugar entre os meses de julho e setembro.

09h27 - Millie Bobby Brown doou 17 mil euros para ajudar no combate à pandemiaA atriz de 'Stranger Things' juntou-se às muitas outras celebridades que também já deram o seu contributo. Leia mais aqui

09h24 - Lionel Stanhope é artista e pintou um mural em tributo ao NHS, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, em homenagem pela luta travada contra a pandemia do novo coronavírus. Outra das obras do britânico retrata 'A Ceia em Emaús', de Caravaggio, em que as figuras surgem a usar... luvas protetoras

Notícias ao MinutoHomenagem de Lionel Stanhope ao NHS© Reuters

09h20 - Carnide criou uma despensa comunitária com bens de mercearia à disponibilidade daqueles que mais precisam. A Despensa Comunitária fica localizada nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia e está disponível desde esta terça-feira.

09h17 - "Há alternativas aos descartáveis na luta contra a pandemia". A associação ambientalista Zero alertou hoje que há alternativas aos materiais descartáveis na luta contra a Covid-19 e condenou a perspetiva de que "é mais seguro o que é para deitar fora".

09h13 - O Ministério do Ambiente e Ação Climática garantiu, esta quarta-feira, que os objetivos do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC) se mantêm, apesar da "pausa" devido à pandemia de Covid-19.

09h11 - Devemos deixar os sapatos no exterior? E lavar a roupa ao chegar a casa? Com a propagação do novo coronavírus, já todos estamos a par da importância de manter o devido distanciamento social, usar máscara protetora na rua e de lavar frequente e minuciosamente as mãos. Contudo, como devemos lidar com os sapatos e a roupa que utilizamos?

09h03 - Uma música cantada por uma menina da Libéria está a fazer sucesso... nas rádios! Joselia Kollie tem apenas nove anos mas dá voz a uma poderosa música sobre as precauções a ter contra a pandemia da Covid-19 que, no país, matou 16 pessoas. As autoridades da Saúde já elogiaram o tema, refere a Associated Press

08h57 - Sócios-gerentes de microempresas com até 10 funcionários vão ter apoio. O apoio aplicado aos sócios-gerentes vai passar a abranger também os de microempresas, com até dez trabalhadores. Trabalhadores independentes (ainda) sem descontos também vão ter direito a apoio. E os trabalhadores que não fazem descontos? Explicamos tudo aqui.

08h54 - A Disney vai testar uma estratégia para a reabertura da Disneyland de Xangai, na China. Conta a Reuters que esta irá ter início na próxima semana, de modo a tentar começar a relançar o negócio dos parques temáticos. Assim, a 11 de maio, o referido parque irá de novo abrir as portas, com restrições quanto ao número de entradas e medidas de distanciamento social, tanto nas diversões como nos restaurantes. 

08h36 - Esta terça-feira, dia 5 de maio, foi o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Ainda sabe bem o que deve fazer? Fique com uma infografia da Direção-Geral da Saúde (DGS) que lhe mostra todos os passos. 

08h29 - Uma em cada três empresas da hotelaria e restauração não conseguiram pagar salários em abril, alertou hoje a associação representativa do setor, que sublinha a "situação dramática" que muitas empresas atravessam por causa da pandemia de Covid-19.

08h23 - Nova estirpe do coronavírus "pode ser mais contagiosa do que a original". Um novo estudo liderado pela unidade de investigação Los Alamos National Laboratory, nos Estados Unidos, identificou uma nova estirpe de coronavírus, denominada de Spike D614G.

08h09 - A Alemanha anuncia hoje mais medidas de desconfinamento que incluem a reabertura de lojas e escolas este mês, indica um projeto de acordo entre Governo e regiões obtido pela agência de notícias France-Presse.

08h02 - A Fundação Champalimaud lidera um consórcio internacional de investigação clínica cujo objetivo é compreender melhor a natureza da Covid-19 e desenvolver um tratamento para esta doença que já matou 251 mil pessoas e infetou cerca de 3,6 milhões.

07h53 - Telemóveis atuam como 'cavalos de Troia' na propagação do vírus. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bond, alerta que os smartphones podem ser o habitat perfeito para um cocktail diverso de germes, incluindo o novo coronavírus.

07h41 - O Instituto Robert Koch divulgou na manhã desta quarta-feira os dados mais recentes relativamente à evolução epidemiológica da Covid-19 na Alemanha. Desde que o surto de Covid-19 teve início no país, as autoridades de saúde comunicaram mais de 164 mil infecções. O número de mortes é superior a 6.900.

07h33 - A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação está preocupada com o regresso dos alunos dos 11.º e 12.º anos à escola por considerar não estarem reunidas as condições de segurança, mesmo com as restrições anunciadas.

06h48 - O Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong negou que esteja em curso uma operação geral de repatriamento de portugueses ou a ser criado um corredor humanitário entre Macau e o aeroporto de Hong Kong.

06h46 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje aos governos que tenham em conta mil milhões de pessoas com deficiência nas diferentes respostas à pandemia da Covid-19.

06h38 - Os líderes da União Europeia (UE) e de seis países dos Balcãs Ocidentais vão abordar hoje a resposta comum à Covid-19, com especial enfoque na desinformação e propaganda impulsionada desde a China e da Rússia.

06h24 - A preocupação com a pandemia da Covid-19 é maior entre os cidadãos do Reino Unido e menor nos da Coreia do Sul, indica um estudo hoje publicado. Saiba tudo aqui. 

06h20 - A China registou dois casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, ambos oriundos do exterior e detetados na província de Shaanxi, no noroeste do país, informou hoje a Comissão de Saúde chinesa.

06h14 - A Comissão Europeia apresenta hoje as Previsões Económicas da Primavera, as suas primeiras projeções sobre o potencial impacto da pandemia da Covid-19 na economia europeia, em risco de conhecer uma contração sem precedentes.

06h12 - O Congresso dos Deputados espanhol vota hoje o prolongamento por mais duas semanas do confinamento em Espanha, proposta apresentada pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, para evitar a propagação do novo coronavírus.

06h11 - Os Estados Unidos registaram 2.333 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, indicou hoje a Universidade Johns Hopkins.

06h10 - Valéria trabalhava no setor da restauração, mas a pandemia de Covid-19 tirou-lhe o emprego e o teto. O centro de acolhimento de emergência para sem-abrigo do Casal Vistoso, em Lisboa, foi a forma de não 'cair' na rua.

06h06 - O Ministro da Educação garantiu que a tutela "será responsável" pelo apetrechamento das máscaras necessárias para distribuir por alunos e funcionários das escolas que vão reabrir dentro de duas semanas.

06h30 - O presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), Vítor Paixão Dias, manifestou estranheza pela decisão do Governo de excluir os hipertensos do regime excecional de proteção para imunodeprimidos e doentes crónicos face à pandemia de covid-19.

06h00 - Bom dia. Começamos aqui um novo registo onde poderá ficar atualizado sobre as mais recentes incidências do novo coronavírus em Portugal e no Mundo. Para ler as informações AO MINUTO de ontem à noite, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório