A 'novela' de Viktor Gyokeres com o Sporting teve rédea curta no que toca à forma como Frederico Varandas lidou com a situação. O presidente dos leões não permitiu que a desinformação continuasse e colocou tudo em 'pratos limpos' ontem, quarta-feira, após ter atendido a uma visita um museu em Leiria.
O líder do clube de Alvalade garantiu que o ponta-de-lança sueco não sairá pela cláusula fixada nos 100 milhões de euros, mas que nunca prometeu que o camisola nove leonino, que ficou em segundo na corrida pela Bota de Ouro europeia, saísse por 60 milhões de euros mais 10 em variáveis, afirmando que, por esse valor, "não sai".
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Rui Barreiro revelou em que campeonato o avançado sueco se encaixaria melhor e concordou com a postura apresentada por Frederico Varandas sobre a polémica com o agente do jogador.
A 'machadada' de Frederico Varandas
O presidente do emblema verde e branco não desarmou face às questões dos jornalistas presentes em Leiria esta quarta-feira, revelando todos os detalhes das conversações sobre o futuro de Viktor Gyokeres, sublinhando que esta 'jogada' do seu agente "não ajuda nada" às negociações.
"Acredito que Frederico Varandas defendeu os interesses do Sporting. Considerando a cláusula, que é sempre um valor indicativo, mas se esta existe, a posição do Sporting deve ser aproximar-se o mais possível desse valor dos 100 milhões de euros", começou por dizer o antigo conselheiro do Sporting.
"Parece-me que Varandas esclareceu a situação e percebo que os agentes tenham interesses, mas os interesses dos agentes não se podem sobrepor aos interesses do Sporting,. Portanto, de alguma forma, posso dizer que subscrevo a posição do presidente do Sporting", continuou.
Não saindo por 60 milhões de euros mais 10...
Varandas explicou que disse ao representante do goleador sueco que não seria pedida a cláusula, mas reforçou que nunca fixou o valor nos 60 milhões de euros mais 10 por objetivos por não saber a "performance que Gyokeres iria ter".
"Eu tenho dificuldade em responder a essa questão, porque para mim, quanto mais perto da cláusula, melhor e julgo que do ponto de vista do Sporting também, que é o que faz sentido. Se foi admitido que não faria 'pisa pé à cláusula, portanto todo o valor perto da cláusula - e já foram alguns inventados, como os 80 milhões de euros -, como 80 milhões de euros mais 10 por objetivos seria bastante bom, um ótimo negócio para o Sporting", acrescentou.
"Eu espero é que, de facto, o Sporting seja intransigente naquilo que são os interesses do clube. Ninguém obrigou o jogador e o seu representante a assinar um contrato com aquela cláusula", completou Rui Barreiro.
Ruído deve ser evitado
"É sempre mau haver estes ruídos num clube que acabou de ter um conjunto significativo de sucessos desportivos, portanto, tudo o que puder ser feito para evitar este ruído, deve ser feito. Julgo que quanto mais cedo fosse esclarecida esta questão, melhor, pelo que a posição pública foi correta", afirmou.
"Percebemos que os agentes também tenham a sua agenda e, para mim, Gyokeres é um jogador que foi importantíssimo no Sporting e não podendo continuar a sê-lo, espero que saia a bem. Eu acho mais difícil [a continuidade de Gyokeres no Sporting], mas pessoalmente, se fosse possível, não ficava nada desagradado", comentou o ex-dirigente leonino.
Com tantos interessados, o melhor é...
Já foram muitos os clubes a demonstrar o seu interesse na contratação do internacional sueco, mas, segundo Frederico Varandas, "até hoje não existiram quaisquer propostas" pelo avançado. Atlético de Madrid, Napoli, Manchester United, Bayern Munique, Juventus, Arsenal ou Al Hilal são alguns dos apontados a estarem atentos ao ponta-de-lança. Rui Barreiro, no entanto, não tem dúvidas do melhor destino.
"Acho que o Gyokeres deve querer jogar na Premier League, enquadrar-se-ia muito bem lá, ou então nas chamadas big 5, mas a Liga inglesa é mesmo o melhor destino. United ou Arsenal? Acho que tudo depende do contrato que for oferecido. Acredito que a Liga dos Campeões pode ser importante, mas não será decisiva", concluiu o ex-conselheiro do clube de Alvalade.
Leia Também: "Crescente obsessão". Revelado plano da Juventus para contratar Gyokeres