O Lamborghini Manifesto é o mais recente 'concept car' do fabricante de Sant'Agata Bolognese. Foi apresentado na última semana, a propósito da comemoração dos 20 anos do Centro Stile - onde são talhados todos os modelos da marca.
Segundo um comunicado, este novo carro concetual "assume o cargo de novo ponto de referência para modelos futuros da Lamborghini" - o fabricante compara-o ao papel que teve o Terzo Millenio em 2017.
Apesar de inaugurar uma nova linguagem de design, mantém elementos de identidade como os faróis em forma de Y. Pretende "criar um impacto duradouro, transformando cada design numa afirmação emotiva e num símbolo cultural".
O desenho é um exercício radical, pleno de caráter desportivo e de linhas e ângulos aerodinâmicos. Atrás, não há uma asa, mas encontra-se um difusor de grandes dimensões, sendo que não há portas visíveis (seria o acesso feito graças à abertura do vidro envolvente do habitáculo?).
Não foram descritos quaisquer detalhes técnicos do que poderia ser este Lamborghini Manifesto, mas no capot contam-se 12 ranhuras, pelo que o motor poderia ser um V12.
Mitja Borket, diretor de design da Lamborghini, comentou: "O Manifesto é uma fantasia e uma inspiração tornadas tangíveis. Mostra como ligamos superfícies, como criamos purismo, como projetamos o nosso 'ADN' para o futuro. Não tem a ver com um motor ou tecnologia, mas sim com imaginação - com manter vivo o sonho da Lamborghini".
Leia Também: Ferrari Elettrica, o primeiro Ferrari elétrico, terá mais de 1.000 cv