Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Reino Unido, Itália e França com 'alívio'; 83 detenções por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Reino Unido, Itália e França com 'alívio'; 83 detenções por cá
Notícias ao Minuto

07:35 - 26/04/20 por Filipa Matias Pereira e Melissa Lopes

Mundo Covid-19

De acordo com os últimos dados revelados pelas autoridades de saúde, o novo coronavírus já matou 903 pessoas em Portugal e infetou 23.864Quanto ao número de recuperados é, até à data, de 1.329.

A tutela indicou no sábado que alguns hospitais vão retomar as consultas programadas já na semana que se inicia em 4 de maio. Marta Temido salientou, ainda, ser "impossível" sair da situação de pandemia da Covid-19 "sem cicatrizes".

A China, o epicentro da Covid-19, registou hoje 11 novos casos de pessoas infetadas, mas este é o 11.º dia consecutivo em que o país não regista nenhuma morte devido à infeção

Já nos EUA, os números voltaram a disparar. Registaram-se 2.494 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, quase o dobro em relação ao dia anterior

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Criámos um novo registo para as atualizações desta noite. Continue a segui-las aqui

20h02 - O secretário da Saúde da Madeira informou não haver novas situações de infeção da Covid-19 pelo segundo dia consecutivo na região, que mantém 86 casos e regista 34 recuperados, estando o Porto Santo limpo da pandemia.

19h59 - A GNR notificou hoje de manhã um padre que estava a celebrar uma missa na freguesia de Pedorido, em Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, com a presença de paroquianos na igreja, quando as cerimónias estão suspensas durante o estado de emergência.

19h50 - Em Itália, Conte alerta que "temos de respeitar a distância social ou a curva sobe". O primeiro-ministro italiano apresentou este domingo os planos para a reabertura do país que arranca no dia 4 de maio. Saiba tudo aqui. 

19h35 - Com 367 óbitos em 24 horas, o Estado de Nova Iorque registou hoje menos 70 vítimas mortais, um dos números mais baixos desde o início da pandemia

19h30 - A falta de camas nas unidades de cuidados intensivos (UCI), não encerrar de imediato Lombardia e o tratamento de idosos em casa são alguns dos dados apontados para explicar os números de infetados e mortos em Itália.

19h10 - O Ministério da Administração Interna anuncia que, até às 17h de hoje, foram detidas 83 por desobediência durante o terceiro Estado de Emergência (desde a meia-noite de 18 de abril). Foram ainda encerrados 187 estabelecimentos. 

Das 83 detenções:

  • 29 ocorreram por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório;
  • 39 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário;
  • 5 por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos;
  • 1 por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho;
  • 3 por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços; 
  • 6 por resistência/coação.

18h58- Nuno Delicado, o enfermeiro que mostrou os profissionais de saúde no São José a cantarem 'Grândola, Vila Morena', partilhou uma reflexão sobre como "foi especial" o dia de ontem, 25 de Abril. E, citando Arnaut, escreveu: "O SNS é um Cravo de Abril plantado No coração de Portugal!"

18h45 - É crente? Não será a mesma coisa, mas pode sempre assistir às missas através da tecnologia. O Padre Ismael, por exemplo, tem transmitido missas em direto através do Facebook

18h30 - Acompanhe aqui a evolução da pandemia no País e no Mundo através de mapas atualizados ao minuto. 

18h20 - Por cá,  no mundo do futebol, a final da Taça de Portugal entre FC Porto e Benfica pode não se realizar. Em Espanha, o ministro da Saúde considerou que seria "imprudente" o regresso da La Liga antes do verão. 

18h10 - Reino Unido, Itália e França registaram, nas últimas 24 horas, os números mais baixos de mortes devido à Covid-19 desde março

  • Reino Unido, com um total de 20.732 óbitos, registou 413 mortes nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 31 de março;
  • Itália soma  26.644 mortes, sendo que nas últimas 24 horas morreram 260 pessoas, o número mais baixo desde 14 de março;
  • França registou, nas últimas 24 horas, 242 vítimas mortais (aumentando para 22.856 os óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia). Desde o final de março que o número diário de mortes não era tão baixo. 

18h02 - França regista 242 vítimas mortais nas últimas 24 horas, o registo diário mais baixo de mortes num mês. Número de óbitos devido à Covid-19 já ultrapassa os 22 mil.

17h45 - A PSP anuncia mais uma detenção por desobediência em Câmara de Lobos, na Madeira, onde foi estabelecida uma cerca sanitária devido a vários casos de Covid-19. A detenção, de um homem de 38 anos, ocorreu este sábado "na sequência do incumprimento reiterado do dever de recolhimento obrigatório a que o aludido cidadão estava sujeito, após ter sido notificado pela autoridade policial, para recolher ao seu domicílio", refere a autoridade policial em comunicado. 

17h38 - A Guiné-Bissau anuncia a primeira morte devido ao novo coronavírus. "Trata-se de um alto funcionário do Ministério do Interior", disse aos jornalistas o médico Dionísio Cumba, presidente do Instituto Nacional de Saúde. O país contabiliza 53 casos de infeção

17h34 - O governo sírio anunciou o fim do ano letivo para 4 milhões de estudantes devido à pandemia Covid-19. Depois de semanas de ensino à distância, foi determinado que os alunos passarão diretamente de ano. 

17h28- Direção-Geral de Saúde reforça a necessidade de se manter o distanciamento social, a regra número um (a par da lavagem das mãos com sabão ou com álcool) para evitar a propagação do vírus. 

17h15 - A Rússia ultrapassa os 80 mil casos de infeção por Covid-19. Nas últimas 24 horas, 6.361 pessoas testaram positivo, aumentando para  80.949 o número de infetados. Quanto às mortes, são já 747, com mais 66 no último dia. 

17h00 - O boletim epidemiológico italiano dá conta que nas últimas 24 horas morreram 260 pessoas, o número mais baixo desde o dia 14 de março (de sexta-feira para sábado, recorde-se, tinham morrido 415  pessoas vítimas da Covid-19). O país contabiliza agora 26.644 mortes e 197.765 casos de infeção.

Notícias ao MinutoBoletim epidemiológico de 26 de abril © DR

16h45 - A PSP está hoje a realizar várias operações de fiscalização rodoviária na zona da Grande Lisboa para verificar se os condutores estão a cumprir as limitações de circulação impostas pelo estado de emergência. Operações começaram de manhã e decorrem durante todo o dia. Atenção, a Ponte 25 de Abril é um dos locais com fiscalização. 

16h30 - O Reino Unido regista dia com menos vítimas mortais desde o final de março. Depois de ontem ter passado a barreira das 20 mil vítimas mortais provocadas pelo novo coronavírus, com mais 813 óbitos, o Reino Unido respirou, este domingo, um ar de esperança já que os dados relativos às mortes são os mais baixos desde o final de março. Morreram, nas últimas 24 horas, 413 pessoas. 

16h18 -  Os golfinhos estão a aproveitar o Bósforo, na Turquia, anormalmente calmo graças ao confinamento imposto pela pandemia de covid-19, para se aproximarem da costa, noticia a agência France-Presse (AFP).

16h08 - O regime chinês terá tentado pressionar o Governo alemão para fazer comentários positivos sobre a gestão de Pequim da pandemia da Covid-19, afirmou o executivo liderado por Angela Merkel. O Governo refere que funcionários do Ministério do Interior foram contactados com esse propósito, mas assegura que não foi atrás não foi atrás da vontade dos diplomatas chineses.

15h27 - Marguerite comemora 99 anos depois de ter vencido a luta contra o novo coronavírus. Esta residente do lar de idosos La Providence, em Paris, esteve hospitalizada durante mais de duas semanas devido à Covid-19. Agora, é altura de festejar, como conta o Le Parisien

15h22 - O PSD acusou hoje a Câmara de Viana do Castelo de adjudicar, este mês, eventos culturais por 132 mil euros, para realizar até agosto, apesar de ter cancelado a atividade cultural, considerando serem "despesas inaceitáveis" devido à covid-19.

15h16 -  No Rio de Janeiro, muitos voluntários têm-se unido para arrecadar alimentos e bens de higiene pessoal e de limpeza para as famílias que passam por dificuldades durante a pandemia. Ainda no domínio da solidariedade, o grupo Globo criou a plataforma 'Pra Quem Doar', que pretende ligar quem quer colaborar com quem está a trabalhar para combater e prevenir os impactos da Covid-19.

15h15 - O Irão chegou hoje aos 90.481 infetados pelo novo coronavírus, um aumento de 1.153 novos casos nas últimas 24 horas, e contabilizou o menor número de mortes diárias (60) desde março, totalizando agora 5.710 mortos, disse o Ministério da Saúde daquele país.

14h45 - Athletic Bilbau, através da sua fundação e das associações de solidariedade Bizitegi e Goiztiri, está a doar material desportivo para as pessoas mais vulneráveis e sem-abrigo, que se encontram em isolamento devido à pandemia da Covid-19.

14h43 - Cabo Verde registou hoje mais 16 casos positivos do novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando o total no país para 106, desde 19 março, informou o Ministério da Saúde.

14h41 - Kim Kardashian foi atacada por vários seguidores na sua conta de Twitter após fazer uma pergunta sobre a quarentena. A socialite questionou aos fãs qual era a sua coisa preferida neste momento de isolamento, algo que foi visto como insensível por parte de alguns internautas

14h35 - A média de infetados por cada doente subiu de 0,95% para 1,04% no país, em função do tempo, o que levou a ministra da Saúde a apelar, este domingo, a uma maior adaptação dos cidadãos a viver com a pandemia.

14h21 - O Reino Unido respira de alívio com dia mais 'positivo' desde março. Depois de ontem ter passado a barreira psicológica das 20 mil mortes, com mais 813 óbitos, o Reino Unido respira, este domingo, um ar de esperança.

Segundo os dados já divulgados, durante as últimas 24 horas - faltam dados da Irlanda do Norte -, perderam a vida, fruto de infeção por Covid-19, 368 pessoas. Para se encontrar um registo tão baixo é preciso recuar até 30 de março.

14h15 - Pivot emociona-se ao ler obituário de doente de 33 anos que morreu. Kimberley Leonard, pivot da Sky, não conseguiu controlar as emoções. No Reino Unido, neste momento, mais de 20 mil pessoas já perderam a vida por causa do novo coronavírus. Veja aqui o vídeo do momento.

14h06 - A autoridades de saúde holandesas diagnosticaram a Covid-19 em visons em duas quintas, na região da Brabante do Norte, depois de terem verificado problemas respiratórios e gastrointestinais nos animais, confirmou o Ministério da Agricultura dos Países Baixos.

14h00 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.374 nas últimas horas, com 30.329 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

13h56 - O número de infetados pelo novo coronavírus já ultrapassou os 2,9 milhões e provocou a morte de mais de 200.000 pessoas em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP.

13h54 - Julia Burkert é médica no Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido. Nos tempos livres, esta profissional de saúde é também violinista. O seu marido, Richard Milone, é músico profissional. Resolveram entreter os vizinhos, através da varanda. Fique com as imagens

13h49 - Os Açores não registaram casos positivos de Covid-19 pelo quarto dia consecutivo, mas houve mais uma morte nas últimas 24 horas, assim como sete novos casos recuperados, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h41 - A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que a resposta para "vencer a crise" devido à pandemia de covid-19 "não é austeridade", mas sim a defesa do investimento e emprego, sinais que não tem visto do Governo.

13h34 - "Estamos num momento em que todos nos interrogamos sobre as condições para o alívio das medidas de contenção e é importante destacar que a OMS e a Comissão Europeia têm sublinhado a importância dos critérios epidemiológicos que mostrem que a infeção se encontra controlada", começou por explicar Marta Temido na conferência deste domingo. 

"O máximo da incidência da infeção já terá ocorrido", avançou.

13h19 - A validação dos passes de transportes rodoviários de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai voltar a obrigatória em maio, após estarem garantidas as devidas medidas de segurança e proteção, devido à Covid-19, foi hoje anunciado.

13h17 - Veja aqui a conferência de imprensa da Direção-geral da Saúde e do Ministério da Saúde relativa à evolução do novo coronavírus

13h08 - O Município de Oeiras atribuiu uma comparticipação de 100.000 euros ao Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), que está a desenvolver o protótipo de testes serológicos para a SARS-CoV-2, anunciou hoje aquela autarquia.

13h03 - Em altura de pandemia não deixe de se vacinar, apela a Direção-Geral da Saúde. 

12h57 - O Governo conseguiu já resolver mais de 80% das situações de portugueses que pediram apoio para regressar ao país e simultaneamente, através dos consulados e embaixadas, tem dado apoio social aos nacionais que o solicitam, revela hoje uma informação governamental.

12h47 - Um homem vestiu-se de arbusto para sair à rua sorrateiramente, em Inglaterra, sem ser apanhado, isto quando as medidas de confinamento obrigavam grande parte da população a permanecer em casa.

12h59 - Portugal regista, este domingo, 903 vítimas mortais e 23.864 infetados por Covid-19. Há mais 23 mortos e 472 novos casos em relação às últimas 24 horas. 

12h52 - Mora na Penha de França e quer saber que serviços se encontram abertos? A Câmara de Lisboa dá uma ajuda. 

12h50 - Nas redes sociais, a Guarda Nacional Republicana recorda que é importante "não baixar a guarda" na luta contra o novo coronavírus e partilha uma foto de uma militar devidamente protegida.

12h34 - Após semanas de clausura, Espanha volta a ouvir crianças nas ruas. Restrições foram amenizadas este domingo com o governo espanhol a permitir curtos passeios de crianças com menos de 14 anos.

12h32 - Na República Dominicana, 109 pessoas morreram por intoxicação depois de terem ingerido Clerén, uma bebida alcoólica artesanal cujas propriedades, diziam, ajudavam no combate à infeção por novo coronavírus.

12h32 - Acompanhe aqui a evolução atualizada dos números da Covid-19 no mundo. 

12h20 - Amandine, que testou positivo para o novo coronavírus pouco antes do parto, e François, a usar máscaras, foram fotografados com sua filha recém-nascida, Mahaut, na maternidade do CHIREC Delta Hospital em Bruxelas, Bélgica. 

Notícias ao MinutoAmandine e François com a filha © Reuters

12h19 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que não vale a pena "perder tempo" nem em conferências de imprensa diárias relativas à pandemia de Covid-19, em que apenas são colocadas "questões hostis".

11h43 - Com o anúncio da reabertura em maio das escolas em alguns países europeus, vários professores do Ensino do Português no Estrangeiro receiam ficar infetados com a covid-19 e consideram-se esquecidos pelo Governo português.

11h38 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, regressa na segunda-feira a Downing Street, retomando o comando do executivo, depois de ter superado a doença causada pelo novo coronavírus, numa altura em que o país conta já 20.319 mortes.

11h27 - O primeiro-ministro da Índia pediu hoje ao seu povo para não ser complacente na luta contra a covid-19 e para mudar os seus hábitos, alertando que o novo coronavírus pode voltar.

11h27 - Sintomas iniciais da Covid-19 apontados pela Organização Mundial de Saúde apontavam para dores de garganta, febre, tosse e dificuldades respiratórias, mas quadro de enquadramento clínico da doença já compreende também conjuntivite, diarreia ou perda de olfato.

11h15 - Dezassete polícias morreram de Covid-19 no Peru, tentando fazer cumprir o confinamento imposto no país desde 16 de março, segundo as autoridades e imprensa oficiais.

11h12 - Na Índia, milhares de pessoas estão a tentar fugir de centros de quarentena superlotados devido ao novo coronavírus. Nestes centros que foram abertos em edifícios do governo, revela o New York Post, as pessoas reclamam pela falta de comida, saneamento precário e falta de distanciamento social. 

10h47 - Em tempos de pandemia, há histórias que fazem sorrir. Uma delas é a amizade improvável entre Nocciolino e Nina, um gato e uma raposa. Os animais encontram-se, à noite, para serem alimentados por Mauro Salvestroni, dono de uma cadeia de cinco lojas de alimentos para animais e acessórios.

Notícias ao MinutoNocciolino e Nina© Reprodução

10h35 - O dia 25 de Abril não foi, este sábado, celebrado da forma habitual. A pandemia de Covid-19, que determina o confinamento, levou diversas instituições nacionais a repensarem estratégias para assinalar os 46 anos do dia da liberdade. A Universidade do Porto fê-lo assim: 

10h29 - Oficial: Benfica revela data de regresso aos treinos e todos os detalhes. Clube encarnado retoma trabalhos no dia 4 de maio, no Seixal

10h24 - As restrições impostas pela Covid-19 na Suíça deixaram sem rendimento centenas de empregadas de limpeza portuguesas que, sem vínculo nem horários certos, ficaram sem trabalhar e não têm apoios sociais, o que levou um sindicato a pedir ajuda estatal.

10h19 - O empresário britânico, e fundador do grupo Virgin, Richard Branson está à procura de um comprador para a Virgin Atlantic, uma das maiores companhias aéreas do Reino Unido.

O bilionário pediu ao governo do Reino Unido um empréstimo comercial, estimado em cerca de 500 milhões de libras. Mostrou-se ainda disponível para dar a sua casa de Necker Island, nas Ilhas Virgens Britânicas, como garantia, revela a BBC

Recorde-se que o setor da aviação atravessa uma fase de queda abrupta das receitas devido à pandemia de Covid-19. 

10h18 - Cuidado e precaução: Celebridades de máscara devido ao novo coronavírus numa fotogaleria que pode ver aqui

10h10 - diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde do Ministério da Saúde espanhol, Fernando Simón, reiterou que, "pela primeira vez em muito tempo", o país está "abaixo das 300 mortes por coronavírus num dia". 

09h54 - Pedro Sánchez revelou, este domingo, que nas últimas 24 horas morreram 288 pessoas devido ao novo coronavírus em Espanha, uma queda significativa em comparação com as 378 mortes registadas no dia anterior e as 367 na sexta-feira.

09h53 - O primeiro-ministro italiano prometeu reabrir as escolas apenas em setembro para não comprometer a "saúde das crianças" devido à pandemia de covid-19, numa entrevista publicada hoje pelo jornal La Repubblica.

09h35 - Uma estudante italiana 'presa' em Espanha devido à pandemia do novo coronavírus conseguiu regressar a casa, em Itália. Um taxista percorreu mais de 1.500 quilómetros, de forma gratuita, para a levar. 

09h31 - Um grupo de 216 profissionais de saúde partiu no sábado para África do Sul para ajudar na luta contra a covid-19, após um pedido de ajuda daquele país africano à ilha, segundo autoridades cubanas citadas pela EFE.

09h12 - Uma idosa perdeu a possibilidade de se despedir do marido apenas por ter mudado de operadora. Esta mulher de 79 anos, que tentou, face ao internamento do marido, recuperar o seu contrato antigo, soube da morte do companheiro por um parente, isto porque o hospital não tinha forma de entrar em contacto com ela.

08h57 - FC Porto regressa aos treinos já no início do mês de maio. Segundo adianta o jornal Record, a data mais provável para a equipa azul e branca voltar aos trabalhos no relvado é dia 4 de maio.

08h53 - Os profissionais da Junta de Freguesia de Santo António vestiram-se de super-heróis em jeito de tributo a todos os que continuam a trabalhar no cenário de pandemia

08h42 - China tentou patentear cura para Covid dias depois de primeiro caso. Segundo está a ser noticiado pela imprensa internacional, as autoridades chinesas terão tentado patentear um fármaco, o Remdesivir, para ser utilizado contra a Covid-19 dias depois do primeiro caso do vírus.

08h37 - Pequim vai proibir a partir de 1 de junho um conjunto de comportamentos considerados "incivilizados" para melhorar a higiene em locais públicos, como medida de combate à pandemia de covid-19, indicaram hoje autoridades municipais.

08h30 - Alemanha regista 140 mortes nas últimas 24 horas por Covid-19. Este é o melhor registo da última semana do país. O número de novas infeções cifrou-se nas 1.737, sendo que, nesta altura, o total de infetados é de 154.175, segundo os dados do  Robert Koch Institute.

07h22 - 'Bebé Milagre': Com seis meses e problemas cardíacos, venceu a Covid-19. Tem apenas seis meses e uma patologia cardíaca que fazia temer o pior. Há dias, foi aplaudido por médicos e enfermeiros depois de vencer uma batalha contra o novo coronavírus

07h20- Alba Maruri, uma mulher, de 74 anos, que reside no Equador, durante dias, foi dada como morta, vindo-se a saber, mais tarde, que, afinal, estava viva e a recuperar de uma infeção por Covid-19.

06h22 - O vice-presidente do Governo espanhol, Pablo Iglesias, confirmou, no sábado, que o rendimento mínimo garantido vai entrar em vigor em maio, defendendo que a medida é "fundamental" no contexto da crise causada pela pandemia covid-19.

06h13 - A pandemia de covid-19 obrigou o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) a por "mãos à obra" para reconfigurar espaços para os doentes infetados com o novo coronavírus e adotar mais medidas de segurança.

06h06 - A China anunciou hoje 11 novos casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus e nenhuma nova morte pelo 11.º dia consecutivo.

05h59 - Os Estados Unidos registaram 2.494 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da covid-19, quase o dobro em relação ao dia anterior, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

05h00 - Na região de Portugal Continental com menos casos confirmados de covid-19, os atuais internados com a doença no hospital de Évora "contam-se pelos dedos de uma mão", mas a unidade está preparada para um cenário pior.

05h00 - Pela primeira vez em 20 anos, o Zoo de Lagos encerrou devido à pandemia de covid-19, mas continua a garantir o tratamento dos animais, apostando em conteúdos digitais e descontos para cativar os clientes quando reabrir.

03h40 - O Presidente argentino anunciou a quarta fase da quarentena total contra o coronavírus com flexibilizações para as pessoas saírem, por uma hora, até 500 metros das suas casas, para cidades com menos de 500 mil habitantes.

Acompanhe aqui as últimas atualizações relativamente à Covid-19. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório