Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Conte alerta que "temos de respeitar a distância social ou a curva sobe"

Primeiro-ministro italiano apresentou este domingo os planos para a reabertura do país, que arranca no dia 4 de maio.

Conte alerta que "temos de respeitar a distância social ou a curva sobe"
Notícias ao Minuto

19:50 - 26/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte apresentou este domingo os planos elaborados pelo governo local para a reabertura do país a partir do dia 4 de maio.

Em conferência de imprensa, o líder do governo italiano alertou para o facto de os transalpinos terem de continuar a respeitar o distanciamento social, sob pena da curva de infetados com a Covid-19 voltar a subir de forma exponencial.

"A segunda fase começa. Se amam Itália, mantenham a distância. O comportamento responsável de cada um de nós será fundamental: nunca devemos aproximar-nos, a distância de segurança deve ser de pelo menos um metro", sublinhou Giuseppe Conte, afirmando ainda que a Itália vai precisar de "uma temporada interna de reformas."

"Estamos todos a enfrentar um teste muito difícil. Espera-nos um desafio muito complexo nos próximos meses. Muitos de vocês gostariam de uma flexibilização definitiva das medidas", atirou, anunciando ainda que as máscaras terão um custo equilibrado.

"Teremos um preço justo pelas máscaras, será sem IVA, o preço será de 0,50 euros por cada máscara cirúrgica", realçou o líder do governo italiano.

Cabeleireiros e barbeiros fechados. Funerais vão ter pessoas

À semelhança do que aconteceu este sábado em Espanha, Itália também irá começar a flexibilizar as medidas de restrição, mas estas podem mudar a qualquer momento: "Se a curva se tornar crítica, criámos um mecanismo que nos permite intervir".

As festas familiares e de amigos continuam proibidas, mas vai começar a ser permitido o passeio em parques e jardins (com restrições). A atividade física na rua também passará a ser permitida.

Giusseppe Conte confirmou ainda que, apesar deste levantamento das medidas restritivas, a deslocação entre regiões continuará proibida, exceptuando deslocações devido a necessidades de trabalho, urgência absoluta ou razões de saúde. 

Para além disso, o comércio a retalho poderá reabrir no próximo dia 4 de maio, num plano que vai vigorar até 18 de maio, quando haverá nova abertura. O governo prevê ainda que a partir de 1 de junho comecem a abrir mais estabelecimentos, como cabeleireiros, salões de beleza, barbeiros e centros de massagem. Há um cronograma para a reabertura dos resorts à beira-mar.

Outra grande novidade anunciada por Giuseppe Conte está relacionada com os funerais. A partir de agora serão permitidas cerimónias fúnebres até um máximo de 15 pessoas, com uso obrigatório de máscaras e respeitando o distanciamento social.

"Todos nós devemos, indiscriminadamente, lançar as bases para o reinício do país. Arregace as mangas: o governo fará a sua parte, haverá uma intensa temporada de reformas, vamos mudar as coisas que não acontecem no país há algum tempo. Nós, com a equipa de ministros, não recuaremos", concluiu.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório