Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Governo diz que reinício da La Liga antes do verão seria "imprudente"

O ministro espanhol da Saúde, Salvador Illa, avisou hoje que seria "imprudente" dizer que o futebol profissional regressará no país antes do verão, devido à covid-19, frustrando os planos de 'La Liga' de competir o quanto antes.

Governo diz que reinício da La Liga antes do verão seria "imprudente"
Notícias ao Minuto

18:13 - 26/04/20 por Lusa

Desporto Espanha

"Não posso dizer agora se o futebol profissional poderá reiniciar a sua atividade antes do verão. Seria imprudente da minha parte. Veremos como as coisas evoluem e também o quadro do plano que apresentamos para o retomar do caminho em relação à nova normalidade das diferentes atividades profissionais", explicou o governante.

Na sexta-feira, a Liga espanhola, seguindo o que tem sido decretado pelas autoridades, anunciou o adiamento do início da realização dos testes à covid-19, depois de os ter previsto para a próxima semana, de forma a reiniciar o quanto antes a competição.

A estratégia do organismo passa por testes massivos aos plantéis e equipas técnicas das competições profissionais, situação que já foi criticada e rejeitada por vários responsáveis de diferentes autoridades de saúde espanhola, incluindo o ministro.

"Há uma ordem do Ministério da Saúde que logicamente continua em vigor para todos os grupos, incluindo o futebol profissional. Esses testes de diagnóstico de qualquer tipo devem ser disponibilizados às autoridades sanitárias das Comunidades Autónomas. Há que ter uma estratégia de diagnóstico comum. Todos temos que remar na mesma direção", frisou o governante.

"Os testes em pessoas com qualquer sintomatologia, por mais leves que sejam, fazem mais sentido do que aqueles generalizados para populações assintomáticas", disse no sábado Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias.

A seguir aos Estados Unidos e Itália, a Espanha é o terceiro país do Mundo com mais mortos, 23.190 mortos, registando-se ainda mais de 226 mil casos de infetados.

Salvador Illa destacou ainda o facto de o mundo ir viver "uma nova normalidade, pois as coisas não serão como antes" até ser encontrada uma solução médica.

"Até que apareça uma nova vacina, temos que aprender a conviver com esse vírus que, insisto, é perigoso e não lhe devemos perder o respeito", concluiu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório