Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Enfermeira alemã acusada de envenenar cinco bebés com morfina

As crianças, apesar de prematuras, sobreviveram. A mulher foi detida.

Enfermeira alemã acusada de envenenar cinco bebés com morfina
Notícias ao Minuto

14:00 - 30/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Alemanha

Uma enfermeira de nacionalidade alemã foi detida pela polícia por suspeitas de envenenamento de cinco bebés prematuros com morfina. A informação foi revelada pela polícia, esta quinta-feira, acrescentando que as crianças sobreviveram.

A mulher foi posta sob custódia policial, esta quarta-feira, depois de os investigadores terem encontrado uma seringa com leite materno e vestígios de morfina no cacifo que mantinha no hospital universitário de Ulm, no sul da Alemanha.

Os bebés, que tinham entre um dia e cinco semanas e estavam todos no mesmo quarto de hospital, desenvolveram subitamente problemas respiratórios "quase ao mesmo tempo", na madrugada de 20 de dezembro, explicou o chefe da policia de Ulm, Bernhard Weber.

"Só porque foram tomadas ações imediatas por parte da equipa médica é que foi possível salvar as cinco vidas", disse em conferência de imprensa, citado pela AFP.

Os médicos e enfermeiros inicialmente suspeitaram de que os bebés tivessem apanhado algum tipo de infeção, "mas isso acabou por ser rejeitado após os testes de urina". No entanto, os testes deram positivo para vestígios de morfina e  o analgésico não tinha sido prescrito a dois dos bebés. O hospital acabou por notificar a polícia a 17 de janeiro.

A morfina é uma droga poderosa administrada para tratar dores fortes.

Depois de perceberem o que se passava, "uma intervenção médica rápida" estabilizou as condições de saúde dos bebés em 48 horas, referiu o hospital, que lamentou ainda o incidente junto dos pais.

A enfermeira, que continua a negar ter envenenado os bebés, ainda não foi formalmente acusada, mas enfrenta cinco crimes de tentativa de homicídio e danos físicos agravados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório