Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Serão estes quatro alimentos assim tão saudáveis?

Quando a alimentação é tema central, são muitas as ideias e teorias que surgem, instalando-se a confusão e o desentendimento. Nos Estados Unidos, estão agora três alimentos em causa.

Serão estes quatro alimentos assim tão saudáveis?
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Levantamento

Nem tudo o que é repleto de nutrientes é saudável e nem tudo o que tem gordura faz mal à saúde. Estas são apenas duas das muitas teorias alimentares que se espalham e que se contradizem recorrentemente. Tal não quer dizer que estejam erradas, mas espelham aquilo que vai na cabeça das pessoas que querem seguir um estilo de vida saudável: a confusão total.

O The New York Times decidiu tentar perceber o que pensam os norte-americanos sobre os alimentos da moda e o que os nutricionistas têm a dizer sobre as escolhas que são tidas como saudáveis ou menos saudáveis.

Como mostra a publicação, a noção de saudável não é igual para as pessoas como é para os nutricionistas, o que faz com que as escolhas não sejam as mais adequadas e, por isso, o excesso de peso uma consequência quase imediata. Contudo, existem quatro alimentos que não vistos com tão bons olhos por parte dos nutricionistas como por parte dos norte. É o caso das barras de granola, do óleo de coco, do frozen yogurt e da granola.

De acordo com o levantamento feito, as pessoas tendem a olhar para estes alimentos como uma aposta saudável e adequada, contudo, os nutricionistas não são da mesma opção e classificam-nos abaixo dos 50% (numa escala de 0% a 100% em que o zero é nada saudável e o 100 é muito saudável).

Cerca de 71% dos inquiridos diz que as barras de granola são saudáveis, mas apenas 28% dos nutricionistas concordam. O mesmo acontece com a granola: 80% do público diz que diz, mas apenas 47% dos especialistas anuem.

Também o óleo de coco é arrasado pelos especialistas: somente 37% o coloca do lado dos ‘alimentos do bem’, enquanto 72% nos norte-americanos continua a defender que é uma opção saudável. O frozen yogurt é visto por 66% das pessoas como algo saudável, mas apenas 32% dos nutricionistas concordam.

Do lado oposto estão a quinoa, o tofu, o sushi e o húmus, alimentos a que os norte-americanos torcem o nariz, mas que estão no leque das escolhas mais saudáveis por parte dos nutricionsitas.

A quinoa é saudável apenas para 58% dos inquiridos, enquanto este é um dos produtos mais recomendados pelos nutricionistas, com 89% dos especialistas a colocá-lo no leque dos mais saudáveis. Também o tofu recebeu uma percentagem mais baixa por parte dos norte-americanos do que aquela que deveria: 57% do público diz que é uma opção saudável, ideia que é defendida por 85% dos nutricionistas.

O sushi é considerado saudável por 75% dos nutricionistas entrevistados, mas apenas 49% dos norte-americanos caem nas boas graças desta iguaria japonesa. Mas é o húmus um dos alimentos que os nutricionistas mais glorificam, com 90% dos especialistas a considerá-lo saudável face aos 66% dos norte-americanos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório