Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Governo destaca papel das autarquias na atração de investimento

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, destacou hoje o papel das autarquias na atração de investimento e na criação e manutenção de postos de trabalho.

Governo destaca papel das autarquias na atração de investimento
Notícias ao Minuto

16:45 - 17/02/16 por Lusa

Economia João Vasconcelos

Na sua primeira deslocação ao distrito de Viseu, João Vasconcelos presenciou a assinatura de um contrato de promessa de compra e venda de um terreno para a construção de novas instalações entre a Câmara de Mangualde e a empresa metalomecânica Ernesto L. Matias, Lda., que existe desde 1928.

"Durante muito tempo, as autarquias andaram arredadas do apoio à economia, da atração de investimento. Nos últimos anos, talvez graças à crise que se passou, perceberam que também têm um papel fundamental para a manutenção e criação de emprego", afirmou aos jornalistas, no final da cerimónia.

Com o objetivo de produzir mais barato e aumentar o volume de vendas, a empresa metalomecânica Ernesto L. Matias, Lda. vai investir entre 2,5 e 3 milhões de euros numa unidade de raiz, a construir num terreno adquirido à Câmara.

"Por exemplo, na atração de investimento estrangeiro, a maior parte dos processos em que estamos são competições entre cidades ou regiões, não são entre países. Por isso, os presidentes de Câmara têm um papel fundamental", frisou.

O secretário de Estado admitiu que, muitas vezes, os autarcas não conseguem atrair o investimento sozinhos, "é preciso que o Governo esteja ao lado deles e fazer isto em concertação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e com o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação)".

O presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, salientou a importância histórica da empresa, o facto de ter mais de 60 pessoas empregadas e a sua aposta na exportação (exporta cerca de 50% do que produz, mas espera aumentar esta percentagem).

Por outro lado, considerou que este investimento "motiva os outros empresários a serem empreendedores e a acreditarem neste território".

"Uma empresa que nasceu em 1928 e que está a adquirir um novo terreno para um novo edifício é o melhor exemplo do que se deve fazer. A ambição ainda é muita, apesar da idade", frisou o secretário de Estado.

Segundo João Vasconcelos, "muitos industriais portugueses optaram pela excelência dos seus produtos, por ter mais qualidade no que fazem, mais design e mais ambição".

"Aqui, em Mangualde, há vários exemplos", acrescentou, apontando as empresas que vai visitar durante a tarde, nomeadamente a PSA Peugeot/Citroen, a CBI - Industria de Vestuário SA e a Costa Ibérica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório