Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Futuro dono da ANA teve lucro de 1,9 mil milhões em 2012

O grupo francês Vinci, vencedor da privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, fechou 2012 com um lucro de 1.917 milhões de euros, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior, ainda assim acima das expectativas dos analistas.

Futuro dono da ANA teve lucro de 1,9 mil milhões em 2012
Notícias ao Minuto

16:43 - 07/02/13 por Lusa

Economia Vinci

No mesmo período, a concessionária de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportos e estádios aumentou o volume de negócios em 4,5% para 38.634 milhões de euros, superando as previsões dos analistas ouvidos pela agência de informação financeira Bloomberg.

O grupo liderado por Xavier Huillard antecipa resultados similares para 2013, mas alerta para a possibilidade de queda das receitas de portagens, que, em 2012, diminuíram 1,7% face ao período homólogo.

Em Dezembro, o Governo anunciou a decisão de vender 95% do capital da gestora aeroportuária ao grupo francês, detido maioritariamente por capital do Qatar, por 3.080 milhões de euros.

A formalização do acordo para a venda da ANA chegou a estar prevista para Janeiro, mas não se concretizou e ainda não existe uma data fechada.

Segundo adiantou à Lusa fonte do Ministério das Finanças, "está pendente de conciliação de agendas entre os vários intervenientes que deverão estar presentes e de alguns detalhes finais".

A formalização do primeiro passo para a venda da concessionária dos aeroportos, equivalente à promessa de compra e venda, será acompanhado pelo pagamento de uma prestação inicial de 100 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório