Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Eventual reestruturação da dívida a discutir no âmbito do 3.º resgate

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, disse hoje, em Bruxelas, que uma possível reestruturação da dívida grega só será discutida no âmbito das negociações do terceiro programa de resgate à Grécia.

Eventual reestruturação da dívida a discutir no âmbito do 3.º resgate
Notícias ao Minuto

15:41 - 13/07/15 por Lusa

Economia Michel Sapin

"A questão da dívida será tratada no quadro das negociações do próximo programa de resgate", disse Sapin aos jornalistas à entrada para a reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

Segundo o texto das conclusões da cimeira da zona euro, "o Eurogrupo mantém-se disposto a ponderar, se necessário, possíveis medidas adicionais [eventual alargamento dos períodos de carência e dos prazos de pagamento] a fim de assegurar que as necessidades de financiamento brutas se mantenham a um nível sustentável".

O ministro francês salientou ainda a necessidade de ser encontrada "uma boa solução de curto prazo para a Grécia, que lhe permita negociar em boas condições o programa, que é sério e exigente".

"O programa vai dar muito trabalho pelo que ainda nos devemos encontrar este verão", considerou ainda Sapin.

Os ministros das Finanças da zona euro discutem hoje o empréstimo intermédio [financiamento-ponte] que servirá para evitar que a Grécia falhe os próximos pagamentos, necessitando de sete mil milhões de euros até 20 de julho e de mais cinco mil milhões até meados de agosto, segundo o texto das conclusões da cimeira.

O terceiro programa de ajustamento deverá cobrir necessidades financeiras entre os 82 e os 86 mil milhões de euros, de acordo com a avaliação das instituições.

Os chefes de Estado e de Governo da zona euro, reunidos em Bruxelas desde domingo à tarde, chegaram hoje de manhã a um acordo sobre a Grécia, ao cabo de 17 horas de negociações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório