Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Gestão de Vítor Bento soube da resolução após decisão do BdP

A equipa de gestão do BES após a saída de Ricardo Salgado, liderada por Vítor Bento, não foi consultada antes da aplicação da medida de resolução pelo Banco de Portugal (BdP), garantiu hoje João Moreira Rato, ex-administrador do BES/Novo Banco.

Gestão de Vítor Bento soube da resolução após decisão do BdP
Notícias ao Minuto

17:56 - 04/02/15 por Lusa

Economia Moreira Rato

"Fomos informados pelo BdP no dia 01 de agosto, à noite. Da perda de estatuto de contraparte e de que ia haver uma medida de resolução", afirmou o responsável durante a sua audição na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES/GES.

"Estávamos a trabalhar para uma recapitalização privada, mas nunca tivemos a possibilidade de testar o interesse desses investidores", explicou, realçando que essa mesma informação constava dos comunicados que foram sendo divulgados na altura ao mercado.

Questionado sobre porque é que a gestão do BES não propôs à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a suspensão da negociação das ações do BES em bolsa, na altura em que já tinham sido apresentados os resultados semestrais do banco referentes à primeira metade de 2014, os piores de sempre, e em que eram já conhecidos inúmeros problemas no banco, Moreira Rato considerou que tal era desnecessário.

"Não havia razão para tal. Os resultados eram públicos, tinham sido publicados a 30 de julho. E os comunicados também eram públicos", afirmou.

O deputado do PCP Miguel Tiago mostrou-se crítico face às explicações que ia ouvindo de Moreira Rato.

"Parece que partilha da opinião do presidente da CMVM de que basta estar um aviso a dizer que a água é tóxica e se as pessoas beberem essa água é porque não leram o aviso e podem morrer à vontade", atirou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório