Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

"Os mercados confiam outra vez em Portugal"

São difíceis de implementar politicamente, mas são as reformas que fazem com que a economia dos países cresça. A perspetiva é do presidente do Mecanismo de Estabilidade Europeu, certo de que ainda é cedo para Portugal pensar no reembolso antecipado ao FMI, como aconteceu com a Irlanda.

"Os mercados confiam outra vez em Portugal"
Notícias ao Minuto

08:03 - 13/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Klaus Regling

“Os mercados confiam outra vez em Portugal”. Mas “a agenda não foi concluída. É preciso fazer mais”, alertou o presidente do Mecanismo de Estabilidade Europeu.

Em entrevista ao Diário Económico, Klaus Regling afirmou que “o défice orçamental português precisa de continuar a descer, não pode ficar ao nível em que está hoje, de mais de 4%”. Mas salientou que “a história da economia é clara: os países que implementaram mais reformas têm melhores perspetivas de crescimento que os outros”.

“Politicamente, costuma ser difícil implementar reformas, por isso é que normalmente vêm mais tarde do que os economistas gostariam. Mas é importante explicar à população que elas são do interesse do público em geral”, explicou, dando o exemplo da Alemanha, que já foi vista como “o doente da Europa”.

Questionado sobre a possibilidade de Portugal vir a seguir os passos da Irlanda e avançar com o reembolso antecipado de parte do empréstimo do FMI, Klaus Regling garantiu que “em princípio, é possível”, mas ainda é cedo, sendo que “quanto mais progressos o país for capaz de fazer do lado orçamental e das reformas estruturais”, mais fácil será.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório