Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Inflação homóloga na Alemanha deverá ter-se mantido em 2,2% em abril

A taxa de inflação homóloga na Alemanha deverá ter-se mantido em 2,2% em abril, um mínimo desde maio de 2021 registado pela primeira vez em março, segundo dados provisórios hoje divulgados pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

Inflação homóloga na Alemanha deverá ter-se mantido em 2,2% em abril
Notícias ao Minuto

13:57 - 29/04/24 por Lusa

Economia Destatis

Num comunicado hoje divulgado, a Destatis indica que a taxa de inflação na Alemanha terá subido 0,5% em abril face a março.

A taxa de inflação excluindo os produtos alimentares e a energia, frequentemente designada por inflação subjacente, deverá ter desacelerado para 3,0% em abril em termos homólogos, contra 3,3% em março.

Os preços da energia em abril foram 1,2% inferiores aos do mesmo mês de 2023, apesar da interrupção do travão dos preços da energia a partir de janeiro de 2024, da introdução de um preço mais elevado do carbono também a partir de janeiro, que afeta o preço dos combustíveis fósseis, como os combustíveis para motores, o óleo de aquecimento e o gás natural, e do fim da redução temporária do IVA (de 19% para 7%) para o gás e o aquecimento urbano em abril de 2024, afirma a Destatis.

"Consequentemente, os preços da energia voltaram a ser substancialmente mais baixos do que a taxa geral de inflação", sublinha.

Em relação ao índice harmonizado de preços no consumidor, a Destatis afirma que o mesmo deverá ter subido 2,4% em relação ao mês homólogo do ano anterior, contra 2,3% em março, e 0,6% em relação ao mês anterior.

Os dados finais da inflação na Alemanha em abril serão divulgados em 14 de maio.

Leia Também: Bolsas europeias em alta à espera de indicadores macroeconómicos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório