Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

Diminui número de processos de sobreendividamento na Deco

Nos primeiros dois meses deste ano, a Deco abriu menos 282 processos de sobreendividamento do que no período homólogo anterior, num total de 553, uma redução explicada pela falta de rendimentos dos endividados para negociarem com os credores.

Diminui número de processos de sobreendividamento na Deco
Notícias ao Minuto

16:32 - 12/03/14 por Lusa

Economia Em 2014

Os dados deste ano do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) confirmam a tendência de quebra registada em 2013 e espelham o aumento de casos de consumidores endividados que perderam o subsídio de desemprego ou outro rendimento que lhes permitia fazer face à reestruturação de créditos.

Os dados do GAS mostram que, em janeiro e fevereiro, era de 75% a taxa de esforço média apresentada pelos consumidores que solicitaram a intervenção da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores.

Dos processos abertos pela Deco, a maioria (33,8%) refere-se a trabalhadores do setor privado, seguindo-se os desempregados (31,8%), os trabalhadores do setor público (18,9%) e os reformados (11,9%).

Cerca de 30% dos sobreendividados a quem foi aberto processo apresentavam incumprimento em um dos créditos, pelo menos, enquanto 71% tinham todos os créditos em situação regular.

Do total de processos abertos pelo GAS, a maioria (38%) baseava-se num rendimento do agregado familiar entre os 485 e os 950 euros por mês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório