Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 800 voluntários na contagem dos sem-abrigo em Lisboa

Mais de 800 voluntários participaram na contagem dos sem-abrigo em toda a cidade de Lisboa, um mapeamento inédito promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e que decorreu entre a noite de quinta-feira e hoje.

Mais de 800 voluntários na contagem dos sem-abrigo em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:14 - 13/12/13 por Lusa

Economia Participação

"Os mais de 800 voluntários envolvidos vão ser distribuídos pelas 24 freguesias de Lisboa. Serão divididos e formadas 122 equipas que percorrerão todas as ruas da cidade. Mesmo sabendo que há certas zonas onde não iremos encontrar nenhuma pessoa a viver na rua, é nossa obrigação percorrer as sete mil ruas da cidade para sabermos o número exato de sem-abrigo", afirmou o coordenador do programa Inter-Gerações da SCML, cerca das 21:30 de quinta-feira e poucos minutos antes do arranque da iniciativa.

João Marrana falava à agência Lusa na praça Martim Moniz, um dos muitos pontos de encontro espalhados pela cidade. O responsável sublinhou que a ação é mais um passo num processo iniciado em março deste ano, que visa a realização de um estudo de caracterização e contabilização da população sem-abrigo da capital, acrescentando que os dados recolhidos durante as horas seguintes serão revelados em fins de janeiro do próximo ano.

"Esta contagem final vai-nos permitir consolidar os dados que obtivemos ao longo destes meses e que ainda estão em estudo. Mas posso dizer que são dados que apontam para um número elevado de pessoas a viver na rua. Neste momento não sabemos exatamente qual é esse número, mas é fundamental tê-lo para melhor definir as políticas e mais eficazmente as concretizarmos", salientou o coordenador.

Assim que os números forem conhecidos entra-se numa nova etapa com um objetivo claro.

"Tentar perceber como é que uma instituição com a tradição e a responsabilidade que tem a Santa Casa da Misericórdia pode, de facto, definir cada vez melhor a sua política de intervenção e ajudar efetivamente as pessoas a encontrarem o seu caminho e o seu futuro", frisou João Marrana, que deixou ainda um conselho.

"Podemos ajudar sem dar bens matérias. Às vezes um sorriso ou uma palavra simpática é tão ou mais importante do que aquilo que se dá", destacou o coordenador do projeto Inter-Gerações, que agradeceu a todos os quantos aceitaram voluntariamente o desafio lançado pela SCML para participarem na contagem dos sem-abrigo na cidade de Lisboa.

As 24 freguesias da capital também se associaram à iniciativa que teve uma forte adesão por parte da população.

" Tinham-nos sido solicitadas 25 pessoas e vieram cerca de 80. Esta freguesia tem muitas pessoas sem-abrigo, mas também tem muitas pessoas em condições de pobreza e de isolamento, como idosos, que carecem de apoio diário e que se está a procurar também dar esse apoio", salientou Miguel Coelho, presidente da junta da freguesia de Santa Maria Maior, à qual pertence a praça Martim Moniz.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório