Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

As contas do dérbi em que Jesus busca triunfo e Vitória se quer afirmar no inferno da Luz

Este domingo joga-se o segundo dérbi do ano. Depois do triunfo ‘leonino’ na Supertaça, será Vitória capaz de se afirmar perante o cérebro que deixou o Inferno da Luz? Eis o que está em jogo no jogo dos jogos da Liga Portuguesa.

As contas do dérbi em que Jesus busca triunfo e Vitória se quer afirmar no inferno da Luz
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/10/15 por Sérgio Abrantes

Desporto Benfica-Sporting

O jogo entre Benfica e Sporting que se disputará amanhã, domingo, na Luz, vale os habituais três pontos. Porém, mais do que um confronto entre equipas, este será o primeiro teste de fogo para ‘leões’ e ‘águias’, num frente-a-frente que tem tudo para fazer faísca.

Depois do melhor início de Jesus, o Benfica começou a ‘jogar à Vitória’, notando-se já alterações nos processos da equipa. Porém, na tabela pontual, as duas equipas contam já com alguma distância.

Os ‘leões’ somam 17 pontos ao chegar a este encontro, partilhando com o FC Porto a liderança do campeonato. As ‘águias’ têm menos cinco, quedando-se pelo quinto lugar da tabela classificativa, tendo, porém, menos um jogo disputado do que os rivais de verde e branco.

No que toca a golos, destaque para o equilíbrio entre as duas equipas. A equipa de Jesus soma 14 golos marcados, contra cinco sofridos. A equipa de Vitória, 16 tentos apontados contra quatro sofridos.

Agora, vamos à análise do que se joga fora de campo:

Um confronto de treinadores, mas também um regresso a casa

Depois de deixar a Luz em litígio, Jorge Jesus vai regressar à sua antiga casa. Mais do que tudo, vai encontrar muitos atletas que o catapultaram para o sucesso de que hoje colhe frutos. Agora no Sporting, o treinador terá a missão difícil de tentar pontuar num reduto tipicamente difícil para os ‘leões’.

Vitória, por seu lado, entra a perder no jogo grande da jornada. Depois do desaire na Supertaça, frente, precisamente, ao Sporting, o treinador ‘encarnado’ vai ter chance de ouro para provar que, afinal, a estrutura das ‘águias’ funciona sem o cérebro do seu criador.

Antes de começarmos a nossa análise aos números, de referir que no confronto entre o amadorense e o ex-Vitória de Guimarães, a estatística é claramente mais feliz para Jesus. Nos 14 jogos entre os dois treinadores, as formações orientadas por Jesus venceram por 11 vezes, sendo que Vitória conseguiu apenas duas vitórias e um empate.

Porém, há que dizer que no confronto de Jesus com o Benfica, a contabilidade não é muito animadora para o clube de Alvalade. É que em 15 confrontos, Jesus apenas por três vezes conseguiu vencer a formação das ‘águias’.

Fora de campo, o dérbi também mexeu, com presidentes e caixas à mistura

Antes do jogo, destaque também para o facto de Bruno de Carvalho, na sua ida ao programa Prolongamento, ter feito acusações graves ao Benfica, algo que poderá deixar acha para a fogueira, sobretudo porque, por consequência, Eduardo Barroso, comentador na TVI, acabou por deixar o programa da estação de Queluz.

Aqui, relembre-se que o presidente do Sporting fez graves acusações aos ‘encarnados’, tendo sido o ponto alto as alegadas ofertas do clube da Luz aos árbitros que visitam as casas (Seixal e estádio) de Vieira.

Como represália, ainda sem resposta oficial do Benfica, dias antes do encontro grande a sede das claques e as imediações do estádio de Alvalade foram vandalizadas… de vermelho.

O dérbi mexeu muito antes de as duas equipas entrarem em campo, e nos cafés e nas ruas durante semanas foi grande o confronto de argumentos.

A herança de Jesus será assobiada pelos adeptos no Inferno da Luz?

Antes da chegada de Jorge Jesus ao Benfica, Luís Filipe Vieira tinha prometido o regresso da antiga glória desportiva do clube. Porém, quando deixou a Luz, o técnico agora do Sporting deixou um currículo impressionante para os ‘encarnados’.

Na contabilidade dos títulos, o então técnico ‘encarnado’ conseguiu 10 títulos, conquistando o bicampeonato para as ‘águias’, algo que o clube não conseguia há mais de três décadas. A este soma-se no palmarés do treinador que destronou Otto Glória outro título de campeão nacional, cinco Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Porém, para além disto, o técnico de 61 anos conseguiu ainda levar o clube a duas finais europeias, ambas perdidas de forma inglória, contra o Sevilha e o Chelsea.

Odiado por muitos, amado por tantos outros, o treinador ‘encarnado’ saiu da Luz e chegou a Alvalade com signo de títulos, conseguindo levar a Supertaça, frente ao seu antigo clube, para Alvalade.

No final do encontro, a vitória poderá sorrir a qualquer uma das formações, mas a verdade é que o resultado também terá peso diferente para as duas equipas.

Fique ainda com esta outra análise para perceber melhor o que está em jogo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório