Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

Sol no Dragão e chuva na Luz. Quão provável é o Sporting ser campeão já?

Sporting pode confirmar conquista do título se vencer na 'casa' do FC Porto, algo que não acontece há quase oito anos, mas o Benfica precisa de perder, na véspera, diante do Sp. Braga. Minhotos só venceram na visita aos rivais por quatro vezes em 77 embates.

Sol no Dragão e chuva na Luz. Quão provável é o Sporting ser campeão já?
Notícias ao Minuto

07:58 - 25/04/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

A 31.ª jornada da I Liga pode ditar a consagração do novo campeão nacional. Com sete pontos de vantagem e situado na parte mais alta da tabela classificativa, o Sporting está cada vez mais perto de confirmar um título que parece mais do que certo e até poderá ter a oportunidade de o fazer na casa do FC Porto, no Estádio do Dragão, no domingo, precisando, no entanto, da preciosa ajuda... do Sp. Braga, que vai ao Estádio da Luz, na véspera. No entanto, este é um cenário improvável, pelo menos, de acordo com a história

Confuso? Vamos por partes. Para o Sporting se sagrar campeão a três rondas do fim, precisa de vencer o FC Porto, e o Benfica terá de ter perdido, no sábado, na receção ao Sporting de Braga. Contas bastantes fáceis na teoria, mas que, na prática, refletem uma maior dificuldade. 

Olhando para o histórico, é preciso recuar até 30 de abril de 2016 para encontrar a última vitória do Sporting no Estádio do Dragão. Ou seja, quase oito anos depois, os comandados de Rúben Amorim terão de acabar com um longo jejum que pode, no fim de contas, dar início à festa que já se encontra em preparação em Alvalade. 

Olhando para o global dos confrontos entre FC Porto e Sporting, com os dragões na condição de visitado, a formação leonina venceu apenas 18 dos 116 Clássicos, o que lhe garante uma reduzida percentagem de 16%. 

Sp. Braga só venceu quatro vezes na Luz 

No entanto, uma vitória do Sporting pode não ser suficiente para antecipar a festa do título, se o Benfica conseguir, 24 horas antes, vencer ou empatar na receção ao Sp. Braga. As águias precisam de apenas um ponto para confirmar o segundo lugar do campeonato, mas o momento da época não está a ser o melhor, até por conta da contestação dos adeptos, bem evidentes, na deslocação a Faro. 

Ainda assim, o cenário de uma vitória do Sp. Braga na Luz afigura-se como altamente improvável, se tivermos apenas em conta o histórico de confrontos entre águias e minhotos em Lisboa. 

Dos 77 duelos protagonizados na Luz, apenas por quatro vezes o Sp. Braga conseguiu sair da casa dos encarnados com uma vitória no bolso, sendo que, em 2020, conseguiu fazê-lo... duplamente. Antes disso, apenas vencera em dezembro de 2014 e em... outubro de 1954!

Eleições agitam Dragão 

Não menos importante é o momento do FC Porto, que, na véspera do Clássico, irá conhecer o vencedor de uma corrida eleitoral a três, mas quiçá aquela que menos previsível será nos últimos largos anos do reinado de Pinto da Costa. 

O atual presidente concorre pela Lista A, mas André Villas-Boas (lista B) surge como o grande adversário, reunindo o apoio de uma parte dos adeptos do FC Porto e de outros nomes consagrados do universo portista, como Jorge Costa. Também Nuno Lobo, candidato da lista C, está na corrida. 

Leia Também: Pinto da Costa estranha lista de Villas-Boas: "Um é sócio do Sporting..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório