Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

O mesmo 'pesadelo' uma volta depois. O que mudou no Benfica após o Bessa?

Encarnados reencontram o adversário que lhes provocou uma entrada em falso na primeira jornada do campeonato. De lá para cá, quer águias, quer axadrezados tiveram momentos de forma diferentes e voltam medir forças na Luz para o segundo 'round' esta temporada.

O mesmo 'pesadelo' uma volta depois. O que mudou no Benfica após o Bessa?
Notícias ao Minuto

07:55 - 16/01/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Terminada a primeira volta do campeonato, e com uma vitória na receção ao Rio Ave, o Benfica prepara-se agora para disputar a 18.ª jornada da I Liga contra um adversário que provocou o primeiro dissabor da época aos campeões em título.

Na próxima sexta-feira, um dia depois do arranque da segunda volta do campeonato, o Benfica recebe o Boavista no Estádio da Luz. O duelo promete ser muito  diferente daquele que aconteceu em agosto do ano passado no Estádio do Bessa e que terminou com um triunfo dos axadrezados por 3-2.

Depois de arrancar a nova época com um triunfo na Supertaça, o Benfica tropeçou na jornada inaugural da I Liga. Na altura, o campeão nacional esteve a vencer por duas vezes o conjunto axadrezado e até esteve em inferioridade numérica, mas acabou por perder por 3-2 na viagem até ao Norte do país.

E o que mudou depois de 16 outras rondas disputadas? Uma das grandes mudanças ocorreu do lado do Boavista. Depois de um início de época que surpreendeu tudo e todos, e que até levou as panteras à liderança da I Liga, o clube da cidade Invicta caiu a pique na tabela. Os resultados positivos teimaram em reaparecer e Petit acabou por ser despedido. Pelo meio, os problemas financeiros e salários em atraso vieram ao de cima no Bessa.

Confirmada a saída de Petit, os axadrezados entraram numa corrida para definir quem seria o seu sucessor. A escolha recaiu sobre Ricardo Paiva, antigo treinador dos juniores do clube do xadrez. Quatro jogos depois da demissão de Petit, o Boavista alcançou em Vizela aquela que foi a primeira vitória no campeonato desde setembro de 2023.

E que mudanças aconteceram do lado do Benfica? Uma das principais foi no habitual dono das redes. No Bessa, Odysseas Vlachodimos cumpriu o último jogo de águia ao peito antes de se mudar para o Nottingham Forest. Depois de alguns jogos com Samuel Soares na baliza, Trubin tornou-se dono e senhor do lugar.

A linha defensiva das águias também sofreu algumas alterações desde o Bessa, a começar pelas alas. Com Bah lesionado, ele que foi titular na primeira jornada da I Liga, o norueguês Aursnes, que tinha sido utilizado no meio-campo no jogo em casa do Boavista, recuou no terreno de jogo e é o atual defesa-direito dos encarnados. Do lado oposto, Jurásek perdeu espaço, ao ponto de poder sair do Benfica ainda neste mês de janeiro, ao passo que Morato tem sido a opção de Roger Schmidt no lado esquerdo da defesa.

Do meio campo para a frente, Roger Schmidt promoveu poucas alterações no seu onze-tipo. Di María, Rafa, João Neves e Kokçu, agora recuperado de lesão, têm-se mantido na equipa titular nos últimos jogos e todos eles foram utilizados no Bessa. João Mário, que jogou diante do Rio Ave, não saiu do banco nessa partida da primeira jornada. Por fim, Arthur Cabral, que estado em bom momento nos últimos jogos, tinha chegado há poucos dias ao clube encarnado, pelo que nem sequer entrou na ficha de jogo.

Segue-se agora o reencontro entre o Benfica e o Boavista no Estádio da Luz na próxima sexta-feira. De um lado está uma equipa que vem numa sequência de sete vitórias seguidas em todas as provas, com exibições cada vez mais consistentes, e uma outra formação que está à procura de retomar um caminho menos sinuoso.

Leia Também: Leandro Barreiro no Benfica? Dirigente do Mainz deixa garantia

Leia Também: Álvaro Fernández já marcou ao Benfica... de pontapé de bicicleta

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório