Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto apanha em Braga o 'comboio expresso' para a Europa

Triunfo ‘suado’ na Pedreira vale aos dragões a terceira posição da I Liga e consequente apuramento direto para a Liga Europa

Sporting de Braga-FC Porto Wenderson Galeno

© Miguel Pereira/Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
18/05/2024 22:34 ‧ 18/05/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto deu, ao início da noite deste sábado, formalmente por encerrada a temporada 2023/24 da I Liga, com um triunfo conquistado na deslocação ao Estádio Municipal de Braga, perante o Sporting de Braga, por 0-1, que lhe valeu o terceiro lugar e respetivo apuramento direto para a Liga Europa.

Os dragões jogaram em vantagem numérica durante praticamente toda a partida, fruto da expulsão ‘madrugadora’ de Víctor Gómez, por acumulação de cartões amarelos, mas só em cima do apito final ‘conseguiram ‘desfazer o nó’, naquele que foi o último jogo antes da tão aguardada final da Taça de Portugal, diante do Sporting.

‘Pavio curto’… e discutível

O FC Porto entrou em campo, na Pedreira, mais ‘mandão’, procurando deixar claro que não tinha qualquer intenção de abrir mão da terceira posição, e dispôs, inclusive, da primeira oportunidade, quando Nico González apareceu na grande área, logo ao nono minuto, a cabecear por cima do alvo.

Apenas três minutos depois, teve lugar um dos lances da noite. Apenas quatro minutos depois de ter exibido a Víctor Gómez o primeiro cartão amarelo da noite, Nuno Almeida ‘sacou’ do segundo e expulsou o lateral espanhol, num (discutível) lance dividido com Wenderson Galeno, que deixou os arsenalistas reduzidos a dez unidades.

Daí em diante, os dragões instalaram-se no meio-campo dos homens da casa, mas sem nunca conseguirem criar ‘calafrios’ ao guarda-redes adversário, Matheus Magalhães, de tal maneira que este terminou a primeira parte sem ser obrigado a realizar qualquer defesa, tendo a única ação decisiva sido uma saída aos pés de Galeno.

Ainda antes do apito para o intervalo, eis que houve mais um caso a registar, no Minho. Ricardo Horta caiu na grande área, após um lance dividido com Alan Varela, na grande área azul e branca, provocando protestos por parte dos arsenalistas. No entanto, o árbitro da Associação de Futebol de Algarve mandou jogar.

‘São Matheus’ defendeu quase tudo

A segunda parte começou tal como a primeira terminou. Isto é, com o FC Porto a rondar a baliza do Sporting de Braga… sem efeitos práticos, uma vez que, após cruzamento de Wendell, Evanilson desviou ligeiramente a bola, mas não o suficiente para obrigar Matheus Magalhães a intervir.

Instantes depois, Otávio Ataíde dispôs da primeira real ocasião para desfazer o nulo, quando, assistido por Pepê, viu o remate embater em João Moutinho, e, depois, no poste. Os dragões estavam ‘on fire’, e, de seguida, foi Matheus a brilhar, negando o golo, primeiro, a Pepê, depois, a Francisco Conceição, e, por fim, a Wenderson Galeno.

No entanto, os minhotos recusavam dar-se por ‘mortos’, e, aos 55 minutos, podiam mesmo ter chegado ao golo, não fosse um corte ‘milagroso’ de Wendell, a impedir que um cruzamento rasteiro de Bruma chegasse aos pés de Ricardo Horta. Daí em diante, as oportunidades sucederam-se… mas o marcador só mexeu aos 84 minutos.

Acabado de entrar para o lugar de Francisco Conceição, Mehdi Taremi sacou um passe genial ‘da cartola’ que deixou Wenderson Galeno isolado na ‘cara’ de Matheus Magalhães, tendo este atirado a contar, contra a antiga equipa, para desfazer, de uma vez por todas, o nulo, e sentenciando o resultado final.

Feitas as contas, com este resultado, o FC Porto encerra a época com 72 pontos, o que o deixa no terceiro lugar da I Liga, com quatro pontos de vantagem sobre o quarto classificado, o Sporting, de Braga, e a uns estonteantes 18 pontos do Sporting, um ‘fosso’ há muito não visto, no futebol português.

Momento do jogo: É impossível dizer o que aconteceria se o Sporting de Braga não se tivesse visto em inferioridade numérica numa fase tão precoce do jogo. No entanto, é certo que a expulsão de Víctor Gómez impediu os homens de Rui Duarte de lutarem como pretendiam pelo terceiro lugar.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Víctor Gómez, Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Cristián Borja; João Moutinho, Pizzi, Ricardo Horta; Rodrigo Zalazar, Bruma e Abel Ruiz.

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Zé Pedro, Wendell; Nico González, Alan Varela, Pepê; Francisco Conceição, Wenderson Galeno e Evanilson.

Antevisão

Chegou a hora de dizer 'adeus' à edição 2023/24 do principal escalão do futebol português, e que melhor maneira de o fazer do que com um sempre 'escaldante' embate entre Sporting de Braga e FC Porto, que irá decidir, de uma vez por todas, os terceiro e quarto lugares da tabela?

Os dragões vão a jogo, na Pedreira, sabendo de antemão que dependem apenas de si mesmos para garantirem o apuramento direto para a Liga Europa, visto que são terceiros classificados, com 69 pontos, mais um do que o adversário.

Significa isto que os minhotos estão obrigados a vencer, caso contrário, ficarão automaticamente relegados à segunda pré-eliminatória, na caminhada rumo àquela que é a segunda maior prova de clubes do Velho Continente.

O Sporting de Braga-FC Porto irá contar com a arbitragem de Nuno Almeida, juiz da Associação de Futebol do Algarve, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-FC Porto: Última 'cartada' pelo pódio no fecho da cortina

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas