Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Fecha-se a cortina na I Liga. Quem fica, quem vai à Europa e quem desce

Sporting voltou a ser campeão numa época em que o Desportivo de Chaves e o Vizela acabaram por cair para a II Liga.

Fecha-se a cortina na I Liga. Quem fica, quem vai à Europa e quem desce
Notícias ao Minuto

22:36 - 18/05/24 por Miguel Simões

Desporto 2023/24

Está fechada mais uma edição da I Liga, com destaque para o facto de o Sporting ter sido coroado como novo campeão nacional, pela 20.ª ocasião na sua história. A festa fez-se em Alvalade, este sábado, com um triunfo frente ao Desportivo de Chaves (3-0), embora as primeiras celebrações tenham acontecido na antepenúltima jornada, no Marquês de Pombal, face à distância para o rival Benfica.

O conjunto de Roger Schmidt não conseguiu revalidar o título conquistado há sensivelmente um ano e fechou o campeonato com um empate diante do Rio Ave (1-1), perfazendo 80 pontos, a dez dos 90 da equipa de Rúben Amorim, mirando ainda o acesso direto à Liga dos Campeões face ao desfecho da final da Liga Europa, entre Atalanta e Bayer Leverkusen.

Bem para trás dos rivais lisboetas ficou o FC Porto que entrou na última ronda a discutir o pódio com o Sporting de Braga, acabando por triunfar na Pedreira (0-1) no momento de garantir a terceira posição, com 72 pontos, para além do acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Já os bracarenses encerram a época com 68 pontos, no apuramento para as pré-eliminatórias da referida prova europeia.

A fechar o leque de clubes apurados para as competições europeias está o Vitória SC. Por via do quinto lugar (há muito tempo assegurado), e já depois de ainda ter 'cheirado' o pódio, os vimaranenses resistiram a quatro (!) trocas de treinadores e alcançaram a melhor pontuação da história (63 pontos), confirmando o acesso a uma vaga nas pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa.

Notícias ao Minuto Sporting voltou a sagrar-se campeão nacional, três anos depois da última vez.© Getty Images  

Da Europa até aos lugares de despromoção passamos ainda por Moreirense (55 pontos), Arouca (46), Famalicão (42), Casa Pia (38), Farense (37), Rio Ave (37), Gil Vicente (36) e Estoril (33), aos quais se acrescentam os mais recentes e últimos salvos Estrela da Amadora (33) e Boavista (32).

Aos já 'condenados' Desportivo de Chaves (23 pontos) e Vizela (26 pontos) pode ainda juntar-se o Portimonense, que obteve os mesmos 32 pontos que os axadrezados, mas cuja vitória frente ao rival Farense (1-3) não foi suficiente para escapar à vaga de playoff - isto num dia em que o Estrela da Amadora derrotou o Gil Vicente (1-0) e o Boavista arrancou um empate frente ao Vizela (2-2) ao cair do pano.

Recorde-se que, nas contas da II Liga, já se sabe que Santa Clara e Nacional - equipas de Açores e Madeira, respetivamente - vão fazer parte do 'elenco' do principal escalão do futebol português na próxima temporada, aos quais ainda se podem juntar AVS ou Marítimo. Os dois clubes ainda vão discutir o pódio da segunda divisão este domingo e o vencedor irá defrontar o Portimonense no playoff, com vista ao acesso à I Liga.

Leia Também: Gyokeres abre, Paulinho fecha. Sporting cumpre e já só pensa no Jamor

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório