Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Atestados fazem 'estalar verniz' entre médicos

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) está a recusar atestados para obtenção de cartas de condução passados por médicos dentistas. Uma situação já confirmada pela Ordem dos Médicos, que tomou a decisão. A Ordem dos Dentistas diz que é ilegal, conta o Jornal de Notícias.

Atestados fazem 'estalar verniz' entre médicos
Notícias ao Minuto

13:24 - 19/11/13 por Notícias Ao Minuto

País Cartas

Os atestados passados por dentistas para obtenção da carta de condução já não são aceites pelo IMT, que segue uma indicação dada pela Ordem dos Médicos (OM). As novas directrizes estão a causar indignação.

“Os dentistas dominam a arte dentária! Ponto! Se acham que podem passar atestados fora dessa área, então os veterinários ou os da medicina tradicional chinesa também podem”, declarou o bastonário da Ordem dos Médicos – o autor do ofício enviado ao IMT com um parecer da jurista da OM que diz ser ilegal validar cartas de condução com atestados de dentistas – em reacção às contestações dos médicos dentistas por ficarem proibidos de passar essas declarações .

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, respondeu à provocação, declarando ao Jornal de Notícias: “(…) Comparar-nos com veterinários é negar a relação saúde oral/saúde em geral; é negar a perspectiva holística da medicina; é, de uma forma retrógrada, tratar as pessoas como se não tivessem boca (…).”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório