Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Gestão do BPP movimentou 50 milhões no dia do primeiro 'alerta'

A 17 de novembro de 2008, a administração do Banco Privado Português (BPP) fez o primeiro alerta ao Banco de Portugal, na sequência da descida do rating do banco. No mesmo dia, cerca de 50 milhões de euros foram movimentados de várias contas de sociedades offshore, revela o Diário Económico.

Gestão do BPP movimentou 50 milhões no dia do primeiro 'alerta'
Notícias ao Minuto

08:32 - 17/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Sentença

No dia em que João Rendeiro e Paulo Guichard enviaram a primeira carta ao Banco de Portugal, dando conta de eventuais problemas face à descida de rating do Banco Privado Português (BPP), foram movimentados cerca de 50 milhões de euros de contas de várias sociedades offshore, adianta o Diário Económico.

Recorde-se que, o Tribunal do Comércio de Lisboa condenou João Rendeiro e outros cinco ex-elementos da administração do banco por insolvência culposa do BPP. A sentença traz agora a público mais pormenores sobre o que terá estado na base da condenação.

Foi a 17 de novembro de 2008 que a administração do BPP deu o primeiro alerta ao regulador. E foi também neste dia que os condenados terão decidido saltar as contas de doze sociedades offshore, a maioria das quais tendo como último beneficiário o BPP Cayman, algo que terá levado à concentração do passivo das “referidas sociedades”.

Segundo o que o Diário Económico refere da sentença, algumas destas sociedades “foram usadas para ajustar o valor de mercado das carteiras dos clientes”. Quando o valor de mercado era inferior “ao valor acordado, o BPP transferia valores em excesso das contas dos clientes para as contas dessas sociedades”, pormenoriza o tribunal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório