Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Portugal e França assinam novo acordo linguístico até final do ano

Portugal e a França deverão assinar até final do ano um novo acordo de cooperação linguística que irá reafirmar o compromisso dos dois países em promover reciprocamente o ensino do Português e do Francês, anunciou esta quinta-feira o embaixador francês.

Portugal e França assinam novo acordo linguístico até final do ano
Notícias ao Minuto

14:55 - 14/03/13 por Lusa

Cultura Cooperação

O anúncio da assinatura do acordo foi feito pelo embaixador Pascal Teixeira da Silva hoje em Lisboa, durante a abertura de um colóquio sobre os desafios comuns da lusofonia e francofonia, que decorre até sexta-feira e se realiza no âmbito do 60.º aniversário do Liceu Francês.

Em declarações aos jornalistas à margem do evento, Pascal Teixeira da Silva adiantou que o acordo, que está pronto e aguarda assinatura, representa uma actualização do acordo de 2006.

"Tínhamos um acordo de 2006 e era preciso actualizá-lo. Foi negociado e existe um texto que prevê a facilitação do ensino de português em França e do Francês em Portugal. Sabemos que os nossos países têm constrangimentos orçamentais, mas é preciso ser imaginativo e ter vontade política para fomentar a aprendizagem da língua do outro", disse.

O novo acordo introduz mudanças em matérias como a avaliação, certificação ou contratação de professores, numa altura em que, segundo o embaixador, o ensino do Português em França está a crescer – impulsionado pela importância económica do Brasil – e o interesse pelo Francês em Portugal a diminuir.

"No caso do português em França [o acordo prevê] passar de um modelo em que o português é ensinado apenas aos filhos dos emigrantes - o que faz cada vez menos sentido - para ser visto como uma das línguas da globalização", disse.

"É preciso adaptar o ensino das línguas à realidade e tratar o Português em Franca cada vez mais como uma língua estrangeira, uma das grandes línguas da globalização e não apenas como uma língua de emigrantes", prosseguiu o embaixador, um lusodescendente.

Pascal Teixeira da Silva mostrou-se convicto que o acordo será assinado até ao final do ano num encontro político de alto nível entre os dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório