Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 25º

Cinco coisas que faz com o seu iPhone e não devia

Eis alguns maus hábitos que deve mesmo evitar pela segurança do seu telemóvel e de si próprio.

Cinco coisas que faz com o seu iPhone e não devia
Notícias ao Minuto

10:51 - 17/06/24 por Notícias ao Minuto

Tech Apple

Alguns hábitos de utilização do iPhone podem estar a prejudicar a vida útil do telemóvel e podem até colocar a si próprio em perigo, pelo que são altamente desaconselhados. O Notícias ao Minuto dá-lhe cinco exemplos.

Dormir perto do iPhone enquanto este carrega

A Apple emitiu recentemente um comunicado onde destaca os riscos de dormir perto do iPhone enquanto este está a carregar. A empresa realça que os smartphones devem ser carregados em locais com circulação de ar e em superfícies planas, como mesas. Deve-se evitar o posicionamento em materiais macios, como cobertores, almofadas ou o corpo humano.

A explicação para a recomendação, segundo o site da especialidade Techtudo, é que, quando o iPhone está a carregar, ocorre uma transferência de eletricidade da tomada até à bateria do modelo. Esse processo pode fazer com que ocorra um aquecimento normal que pode ser intensificado (e perigoso) quando ocorre em determinadas superfícies Portanto, já sabe, para evitar ferimentos, não durma com o iPhone.

Usar carregadores e cabos não certificados

A utilização de carregadores e cabos falsificados não é recomendada porque pode causar sobrecarga de bateria. O uso de acessórios genéricos pode encurtar a vida útil dos smartphones, uma vez que, não raramente, alimentam o modelo com a potência errada.

Pôr no arroz para secar

De acordo com a Apple, este hábito de 'mergulhar' o telemóvel num frasco com arroz depois deste cair na água não funciona com os iPhones e pode mesmo prejudicar ainda mais o smartphone, pelo que deve ser evitado. Segundo a empresa, o procedimento pode fazer com que pequenas partículas do arroz danifiquem (de forma fatal) o telemóvel.

A Apple também não recomenda o uso de secadores de cabelo, por exemplo. Caso o telemóvel caia na água, o aconselhado é bater com o telemóvel na mão, para que todo o líquido seja eliminado. De seguida, deve colocar o telemóvel num lugar seco durante 30 minutos. Durante este tempo, pode utilizar um ventilador direcionado para o smartphone para ajudar a secá-lo. Após este período, tente carregar o iPhone. Se o alerta de líquido foi exibido, deixe o telemóvel descansar mais um dia, até que ele volte a funcionar normalmente.

Expor o iPhone a temperaturas extremas

As temperaturas muito altas ou muito baixas podem causar vários defeitos no iPhone, devido ao facto dos seus componentes não terem sido criados para suportar este tipo de fenómenos. De acordo com a Apple, telemóvel deve ser mantido entre os -20C e os 45ºC, para o armazenamento, e o 0ºC e os 35ºC para utilização.

O frio extremo pode desligar o telemóvel, já o calor por causar danos permanentes na bateria. Assim sendo, não é recomendado deixar o iPhone dentro de um carro ou de um lugar onde a luz solar tenha uma incidência direta.

Não desligar o iPhone periodicamente

Deixar o iPhone ligado o tempo todo pode reduzir a vida útil do smartphone. Especialistas recomendam que este seja desligado de tempos a tempos, para que o aparelho descanse e feche a execução de todas as aplicações, sistemas e atividades em segundo plano, o que vai fazer com que funcione mais rápido.

Leia Também: Tem um iPhone? Novo iOS 18 vai permitir gravar e transcrever chamadas 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório