Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 27º

Festival de música folk em aldeia de Coutada na Serra da Estrela

A Coutada, aldeia no concelho da Covilhã, terá no sábado sete artistas a tocar nas ruas durante a segunda edição do Couta´da Folk, evento organizado por jovens daquela freguesia na encosta da serra da Estrela para promover este género musical.

Festival de música folk em aldeia de Coutada na Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

08:38 - 17/06/24 por Lusa

Cultura Serra da Estrela

"A Coutada e o seu povo ganham um festival de música diferente de todos os eventos que acontecem na região", salientou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Folclórica Coutada, Luís Silva, um dos jovens da terra entre os 23 e os 35 anos que organizam a iniciativa.

Segundo Luís Silva, o objetivo é dinamizar a aldeia da Coutada e valorizar "o estilo de música alternativa folk com foco na gaita de fole, percussões do mundo e músicas originais, desvinculando da música tradicional folclore e dos ranchos".

O festival, com entrada gratuita, tem durante o dia animação nas ruas com as marionetas Agostinho e Felicidade, Xamaril, Bordões das Beiras e Tradições da Beira.

À noite atuam em palco os Manta D'Ourelos, o grupo de música tradicional galega, clássica e rock Batea e o Trio Alcatifa.

Luís Silva acentuou que um dos objetivos passa por integrar a população no evento, através da abertura de tascas em casas antigas, "reavivando memórias de outras tabernas, gerando fundos económicos aos locais e demais participantes".

De acordo com o responsável da Associação Folclórica Coutada, o "conceito do festival é ouvir música folk alternativa, comer comida tradicional e ter contacto com outras culturas pelas ruas da Coutada, onde se pode conviver e divertir e, assim, ter uma experiência completamente diferente de outros festivais".

Nesta segunda edição, o Couta´da Folk desenvolveu a aposta na sustentabilidade e ganhou o selo de ecoevento.

Os promotores adiantaram que será assegurada a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto, desde a sua prevenção, reutilização e reciclagem.

O artesanato é outra das vertentes em foco, com a presença de diversos expositores.

Luís Silva disse que o festival conjuga a música, cultura e gastronomia local, e promove a animação por entre tascas e ruelas na aldeia da Coutada, na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Leia Também: Festival de Piano de Oeiras com "cartaz de luxo" e entrada livre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório