Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 28º

Martínez com muitas dúvidas e poucas certezas para a estreia no Euro'2024

Selecionador nacional admitiu que apenas esta segunda-feira iria decidir qual o onze que vai escalar para o duelo contra a Chéquia. Diogo Costa, Rúben Dias, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo serão os únicos com a titularidade garantida no primeiro jogo de Portugal no Euro'2024.

Martínez com muitas dúvidas e poucas certezas para a estreia no Euro'2024
Notícias ao Minuto

07:53 - 17/06/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto Portugal

A seleção nacional estreia-se já amanhã, terça-feira, no Euro'2024 com um duelo frente à Chéquia e, por esta altura, ainda pairam muitas dúvidas sobre o onze em que Roberto Martínez vai apostar em Leipzig. Perante a qualidade e quantidade de opções, o selecionador terá muitas (e boas) dores de cabeça, sendo que apenas Diogo Costa, Rúben Dias, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo terão um lugar seguro no onze. 

Martínez, ainda antes do terceiro e último jogo particular, garantira aos jornalistas que ainda não tinha definido qual o onze que iria arrancar a aventura de Portugal na Alemanha, remetendo essa decisão para dia 17 deste mês. 

"Ainda não escolhi. É importante trabalhar de uma forma individual. Esse é o primeiro passo. Dar ao jogador a melhor posição e depois analisar momento de forma, ligações... É um processo que estamos a trabalhar. A escolha do onze contra a Chéquia vai acontecer no dia 17", afirmava Martínez, a 10 de junho, na antevisão da partida diante da Irlanda. 

Precisamente uma semana depois, o treinador espanhol terá de desfazer todas as dúvidas e montar a equipa que considera ser a mais forte e ajustada perante uma Chéquia que já mostrou querer surpreender. 

Na baliza nem há discussão. Diogo Costa é dono e senhor do lugar e a grande dúvida está em que será o atual número dois na hierarquia. Rui Patrício tem outro estatuto face a José Sá, mas vale recordar que foi o guardião do Wolverhampton quem teve direito a minutos na fase de preparação, jogando frente à Finlândia. 

Roberto Martínez promete ir a Fátima se Portugal vencer o Euro'2024

Roberto Martínez promete ir a Fátima se Portugal vencer o Euro'2024

Selecionador nacional deixou promessa, mas com... uma condição.

Notícias ao Minuto | 13:55 - 13/06/2024

Na defesa as dúvidas são mais que muitas, até porque o sistema tático escolhido implicará mudanças. Jogando com uma linha de quatro, Rúben Dias terá como parceiro Pepe, se estiver nas melhores condições físicas, António Silva ou Gonçalo Inácio. O nome do jogador do Sporting ganha maior força caso Martínez opte por uma linha de cinco, com três centrais. Habituado a jogar dessa forma no Sporting, Inácio seria, com toda a certeza, o central que descairia pela esquerda.  

Nas laterais as dúvidas também abundam. João Cancelo deve ficar com o lado direito, apesar da boa réplica de Nélson Semedo nos jogos de preparação, e na esquerda Nuno Mendes parece estar em ligeira vantagem face a Diogo Dalot

No meio-campo Bruno Fernandes será peça chave, com João Palhinha a ser o candidato mais forte ao lugar de médio mais recuado. Vitinha vem de uma época formidável no PSG e pode ficar com a terceira vaga, ainda que João Neves também espreite a titularidade. De todo o modo, a possível opção por uma defesa a três irá retirar um médio da equação, caindo o nome de Vitinha ou Neves. 

Mais à frente, Cristiano Ronaldo contará com a companhia de Bernardo Silva, restando apenas uma vaga para... três candidatos: Rafael Leão, o jogador em melhor forma, João Félix, que finalmente deu sinais positivos no derradeiro jogo de preparação e Diogo Jota, o jogador com maior relação com o golo deste trio. 

Martínez aconselhado a deixar Cristiano Ronaldo no banco no Euro'2024

Martínez aconselhado a deixar Cristiano Ronaldo no banco no Euro'2024

Paul Merson, antigo jogador da seleção inglesa, destaca qualidades da seleção portuguesa, mas frisa ser determinante a gestão de CR7.

Notícias ao Minuto | 16:17 - 10/06/2024

Os agitadores de serviço 

No banco ficam, seguramente, nomes como Francisco Conceição, Pedro Neto ou Matheus Nunes, jogadores que, no entanto, serão de grande utilidade para Portugal neste Euro'2024 sempre que Roberto Martínez sentir a necessidade de 'agitar' o jogo. De resto, o próprio selecionador nacional até já 'batizou' o jovem extremo do FC Porto como "espalha brasas". 

Leia Também: Roberto Martínez sem palavras: "Não tenho vocabulário para descrever..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório