Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 27º

O leitor perguntou: A castração ajuda mesmo a acalmar cães e gatos?

O médico veterinário André Santos esclarece se a castração resolve problemas de comportamento e territoriais dos patudos.

O leitor perguntou: A castração ajuda mesmo a acalmar cães e gatos?
Notícias ao Minuto

11:32 - 17/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

A castração de cães e gatos, machos ou fêmeas, vai resolver os problemas de comportamento a nível sexual, territorial ou de agressividade? Esta é "uma das perguntas mais frequentes", admite o médico veterinário André Santos, num vídeo publicado na rede social Instagram. 

Começando pelos comportamentos de conduta sexual, afirma que "ficam completamente resolvidos, no caso das fêmeas". "Para machos, demora seis/sete semanas até 80% dos comportamentos de ejaculação ficarem resolvidos", continua.

Leia Também: Lagarta do pinheiro anda por aí. Veterinários partilham os cuidados a ter

"Quanto a cães que 'montam' pessoas ou outros cães, a castração vai resolver 50 a 70% dos casos." Já no caso dos machos que costumam fugir de casa atrás das fêmeas, "a castração resolve 75% dos casos nos cães e 95% dos casos nos gatos". Para machos que marcam território com urina, "50% dos casos em cães e 90% em gatos ficam resolvidos."

Por outro lado, "a castração não surte qualquer efeitos ao nível da agressividade intersexual no caso das cadelas". Em cães e gatos machos, reduz a agressividade em 60% e 90%, respetivamente.

"Para além de prevenir muitas doenças, a castração vai ajudar nalguns problemas comportamentais, mas muitas vezes pode optar por fazer uma castração química, que dura entre seis a sete meses, e verificar se a castração é a solução para o problema comportamental do seu animal", conclui André Santos.

Leia Também: Mudanças climáticas também afetam patudos. Atenção aos sintomas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório