Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Mudanças climáticas também afetam patudos. Atenção aos sintomas

As subidas e descidas acentuadas de temperatura num curto espaço de tempo, a par de fenómenos como as poeiras do Norte de África que têm atingido o território nacional, afetam a saúde e os níveis de stress dos animais de estimação.  Conheça os sinais de alerta e saiba o que fazer.

Mudanças climáticas também afetam patudos. Atenção aos sintomas
Notícias ao Minuto

22:17 - 04/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

"Os cães e os gatos são tão suscetíveis a alterações climáticas bruscas como nós humanos", afirma a veterinária da ZU, Joana Gomes, em comunicado, referindo também que ""isso pode levar a um aumento nos níveis de stress e ansiedade, especialmente se não tiverem tempo suficiente para se adaptarem".

Segundo a especialista, "as temperaturas elevadas podem causar hipertermia, insolações e em casos mais graves dificuldades respiratórias, especialmente em cães braquicéfalos". "Já no caso do frio repentino acompanhado de chuvas, pode afetar o sistema imunológico e predispor ao aparecimento de doenças respiratórias."

Leia Também: Veterinário explica como entreter os patudos em casa nos dias de chuva

Além disso, , "em situações de tempestades, trovoadas e/ou relâmpagos, os animais mais sensíveis podem ficar com medo ou ansiedade e, em animais epiléticos, podem mesmo surgir crises convulsivas", alerta.

Notícias ao Minuto © Joana Gomes/Zu

Quanto aos sintomas, a veterinária salienta que "qualquer alteração comportamental deve ser valorizada, desde sintomas mais ligeiros, como tremores, mudanças nos padrões de sono ou falta de atividade, até aos mais graves, como falta de apetite, alterações respiratórias (respiração ofegante) e apatia". Assim como, exemplifica Joana Gomes, "a busca de um lugar abrigado, muitas vezes afastado e mais reservado, pode ser um sinal de que estão com um nível de stress elevado".

Leia Também: Jamais ignore estes sinais de cancro em cães

O que fazer?

No caso do frio, "devemos providenciar camas quentes, mantas e um local abrigado. Em animais que vivem dentro de casa, deve-se fazer uma adaptação gradual ao clima externo antes dos passeios. Estes devem ser mais curtos e de preferência com algum agasalho", aconselha.

Se se tratar de uma mudança para calor extremo, os animais devem "ter sempre água fresca à disposição" e, caso estejam no exterior, "uma sombra para se protegerem". "Os passeios devem ser realizados apenas nas horas de menor calor, evitar exercícios físicos extenuantes. Devemos lembrar, também, a importância da utilização de proteção solar em zonas da pele mais expostas", diz Joana Gomes. "Existem no mercado tapetes e brinquedos refrescantes que podem auxiliar a controlar a sua temperatura corporal", acrescenta.

Se o stress do seu animal persistir ou se tornar preocupante, não hesite em procurar a ajuda de um veterinário.

Leia Também: Seis sinais de agressividade em cães. Jamais ignore!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório