Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Alunos do Conservatório da Guarda criam plataforma para divulgar músicos

Cinco antigos alunos do Conservatório de Música da Guarda criaram uma plataforma na internet para fomentar a comunicação entre músicos e programadores culturais, "com vista à criação de novas oportunidades", foi hoje anunciado.

Alunos do Conservatório da Guarda criam plataforma para divulgar músicos
Notícias ao Minuto

10:34 - 14/09/20 por Lusa

Tech Inovação

A plataforma OpusPausa foi fundada em julho por Leonel Andrade, Mariana Rodrigues, Matilde Andrade, Matilde Freiria e Rita Miragaia, cujos percursos musicais foram iniciados no Conservatório de Música de São José da Guarda e que, atualmente, prosseguem a atividade em diversas áreas musicais.

Segundo os promotores, o projeto tem como objetivo principal "divulgar os jovens músicos do distrito da Guarda, na tentativa de combater a latência" que existe na área profissional.

"A OpusPausa pretende fomentar a comunicação entre músicos - sejam estes criadores, intérpretes e ou investigadores - e programadores culturais, com vista à criação de novas oportunidades, para que aqueles que por cá nasceram, cresceram e/ou se formaram, possam ter palco e perspetivas de trabalho futuras neste meio tão precário e esquecido", adiantaram os responsáveis à agência Lusa.

Os impulsionadores do projeto acrescentam que "existem muitos e bons músicos de proveniência de todos os cantos do distrito", porém, muitos deles "raramente retornam ou exercem a sua profissão na Guarda".

"Esta plataforma é um passo na esperança de mudar essa realidade e de tornar a programação cultural e artística mais dinâmica, mais viva e mais presente em todo o distrito, através da mediação entre músicos e programadores. A plataforma é capaz também de promover a comunicação entre os próprios músicos que, por serem naturais de diferentes pontos do distrito, de terem idades diferentes e de nunca se terem cruzado profissionalmente, se desconhecem", rematam.

A OpusPausa começou com 39 jovens artistas, mas "está em crescimento, contando com alguns músicos cujas páginas estão em construção e serão brevemente lançadas na plataforma e apresentadas nas redes sociais".

Os profissionais estão distribuídos pelas categorias composição, direção, etnomusicologia, formação musical, musicologia, produção musical e os diferentes instrumentos (acordeão, clarinete, eufónio, fagote, guitarra, oboé, percussão, piano, saxofone, viola d'Arco e violino) e voz.

A cada artista presente na plataforma é dedicada uma página com uma fotografia, uma biografia e o contacto e, em alguns casos, projetos, vídeos e gravações.

Apesar de o projeto ainda se encontrar numa fase inicial, os promotores referiram à Lusa que estão a ter "reações positivas por parte do público, dos músicos e de algumas entidades e associações".

Os responsáveis admitem que a iniciativa pode ser relevante numa altura em que a Guarda prepara a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Ressalvando que a OpusPausa surge "de um movimento informal que não pretende, de modo nenhum", associar-se à candidatura, entendem que a plataforma "pode constituir um apoio ao trabalho dos programadores da 'Guarda 2027' e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para os jovens músicos da região, que tendencialmente são mais desconhecidos e cujo trabalho importa ser considerado".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório