Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

"Apelo de Cavaco não agrava situação se for bem sucedido"

O economista João Salgueiro disse hoje acreditar que um eventual acordo de salvação nacional entre os três partidos que assinaram o memorando com a 'troika' não agravará a situação económica do país no "médio prazo".

"Apelo de Cavaco não agrava situação se for bem sucedido"
Notícias ao Minuto

20:23 - 11/07/13 por Lusa

Política João Salgueiro

"Se for bem sucedido [o acordo], não agrava no médio prazo", considerou o antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) num hotel em Lisboa, à margem da apresentação do livro "O meu programa de Governo", do jornalista da SIC José Gomes Ferreira.

De todo o modo, reconheceu, poderão existir consequências no "curto prazo" da indefinição política potenciada pela mensagem de Cavaco Silva referente a um entendimento político de salvação nacional.

O Presidente da República propôs na quarta-feira, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS-PP que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e com os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório