Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

CDS quer ouvir Rocha Andrade sobre saída de territórios da lista negra

O CDS-PP quer ouvir no parlamento o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (na foto) sobre a retirada do Uruguai, Jersey e Man da lista de paraísos fiscais, questionando se "há ou não" um parecer da Autoridade Tributária sobre esta decisão.

CDS quer ouvir Rocha Andrade sobre saída de territórios da lista negra
Notícias ao Minuto

12:52 - 07/06/17 por Lusa

Política Paraísos fiscais

"O Governo, apesar de já muitas vezes perguntado, ainda não conseguiu explicar porque é que tomou a decisão de retirar três territórios da lista negra de 'offshore', porque é que decidiu decretar que já não são paraísos fiscais e deixam de ter controlo e fiscalização", justificou a deputada do CDS-PP Cecília Meireles, em declarações aos jornalistas no parlamento.

O requerimento, entregue na terça-feira e dirigido à Comissão de Orçamento e Finanças, só deverá ser votado na próxima semana, tal como outro do PSD hoje anunciado para ouvir o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre o mesmo tema.

A deputada democrata-cristã sublinhou que o ministro das Finanças, anteriormente questionado sobre a matéria, justificou a decisão com "a opinião dos serviços", enquanto o secretário de Estado de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, inquirido pelo CDS no Parlamento Europeu, disse não existir qualquer parecer dos serviços.

"Para explicar toda esta trapalhada o Ministério das Finanças dá explicações que são meramente formais e continua a sonegar e ocultar informação ao parlamento", acusou.

Para a deputada e vice-presidente do CDS-PP, importa esclarecer se "há ou não alguma informação ou parecer" quanto à retirada do Uruguai, Jersey e ilha de Man e "há ou não alguma informação ou parecer da Autoridade Tributária (AT) em relação a esta decisão do Governo".

"Enquanto o Governo continuar a ocultar estas informações à Assembleia da República e a dar explicações recorrendo a informação truncada, não desistiremos", garantiu a deputada democrata-cristã, que considerou que o pedido do PSD para ouvir Centeno é "completamente complementar" ao do CDS.

No requerimento, os democratas-cristãos dizem querer esclarecer com a audição parlamentar de Rocha Andrade "quais foram afinal os motivos que levaram o Governo a tomar a decisão de retirar Uruguai, Ilha de Mann e Jersey da lista negra das 'offshore'".

"Qual ou quais as informações e ou pareceres da AT que permitiu concluir que esses territórios, essas jurisdições, podiam sair da lista", questiona ainda o CDS.

Cecília Meireles salientou que a retirada de territórios da lista negra de 'offshore' tem de obedecer a alguns critérios, caso contrário configura uma decisão "não só injusta, como ilegal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório