Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Parlamento cria grupo de trabalho para "consolidação da legislação"

A Assembleia da República vai criar um grupo de trabalho para consolidar a legislação, uma proposta da presidente do Parlamento que mereceu o acordo de todos os grupos parlamentares, segundo um comunicado hoje divulgado pelo gabinete de Assunção Esteves.

Parlamento cria grupo de trabalho para "consolidação da legislação"
Notícias ao Minuto

19:48 - 05/06/13 por Lusa

Política Assunção Esteves

De acordo com o comunicado enviado à comunicação social, a Presidente da Assembleia da República (PAR) apresentou hoje à conferência de líderes parlamentares “uma proposta concreta de criação de um grupo de trabalho para a consolidação da legislação".

"A ideia é a de tornar a legislação mais simples, porque consolidada, e, assim, de mais fácil acesso e compreensão pelos operadores jurídicos. E arranca de imediato", acrescenta o comunicado.

Segundo o texto divulgado pelo gabinete de Assunção Esteves, os serviços técnicos do Parlamento terão o apoio de um perito, que será Alexandre Sousa Pinheiro, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e especialista em legística.

"Ao trabalho deste grupo associam-se os deputados, um por cada Grupo Parlamentar, no sentido de intervir nos momentos em que a decisão só pode ser política”, refere-se ainda, sublinhando que o Grupo de Trabalho “dará prioridade ao tratamento das compilações já feitas por algumas Comissões Parlamentares".

Os deputados intervirão em dois momentos: primeiro, “para decidir as áreas temáticas com prioridade de consolidação (por exemplo, se se começa pela educação, a saúde ou a defesa, etc”). No segundo momento, “para decidir sobre matéria relevante que lhes seja assinalada e que entra no domínio da decisão política (por exemplo, revogação de normas, republicação, etc.)”.

O trabalho de consolidação legislativa contará também com a colaboração do Governo, tarefa para a qual a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade (SEAPI) se manifestou disponível, de acordo com o comunicado da PAR.

"Com o acordo unânime dos grupos parlamentares, começa, agora, esta fase de um processo que pretende aproximar a legislação e os seus destinatários", sublinha o texto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório