Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"PS fez dolorosa aprendizagem com processo Casa Pia"

O antigo ministro, ilibado no processo Casa Pia, vê com bons olhos a diferente posição tomada pelo PS no caso que envolve José Sócrates, mas diz que os políticos se inibem hoje de falar sobre justiça, o que não deveria acontecer.

"PS fez dolorosa aprendizagem com processo Casa Pia"
Notícias ao Minuto

08:44 - 15/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Paulo Pedroso

O antigo ministro Paulo Pedroso, que chegou a ser arguido no processo Casa Pia e acabou ilibado, falou ao Diário de Notícias sobre o que mudou na justiça e na política, num tempo em que um ex-primeiro-ministro socialista está preso preventivamente.

“Claramente, existe um padrão de relação entre a administração da justiça e a comunicação social, que tem décadas, e que funciona em prejuízo da qualidade da justiça, do prestígio da democracia e das instituições”, acusou.

Mas algo mudou de 2003 para cá: “O PS fez uma dolorosa aprendizagem com o processo Casa Pia e isso condicionou todas as reações a todos os processos seguintes”, referiu. Tanto é que os “políticos criaram uma autoinibição de comentar a justiça e exercer a sua função de poder autónomo”.

“A separação de poderes diz que são autónomos, não diz que um deles se apaga perante o outro. (…) O Parlamento não pode inibir-se”. Até porque “a origem de tudo isto são atos legais”.

O ex-governante diz-se certo de que “a prisão preventiva é aplicada em Portugal com um efeito objetivo de destruição de credibilidade, o que para uma profissão que dependa da credibilidade é punitivo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório