Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

"Governador falha na única coisa que tem de fazer cumprir"

Antigo ministro do Governo de José Sócrates, Pedro Silva Pereira, tece duras críticas ao governador do Banco de Portugal num artigo de opinião publicado esta sexta-feira no Diário Económico.

"Governador falha na única coisa que tem de fazer cumprir"
Notícias ao Minuto

13:02 - 20/02/15 por Notícias Ao Minuto

Política Silva Pereira

“Por incrível que pareça, o Governador do Banco de Portugal consegue falhar no único princípio que tem de fazer cumprir: o princípio da transparência”.

É com esta frase que Pedro Silva Pereira começa o seu texto de opinião. Na base deste comentário está o processo de venda do Novo Banco.

O ex-ministro de José Sócrates critica Carlos Costa por ter pedido ao Governo que alterasse a lei relativa a processos de alienação.

“Onde antes se previa um procedimento análogo à figura do concurso público (…) passou a prever-se um procedimento que quase totalmente discricionário opor parte do Banco de Portugal”, escreveu, acrescentando que a lei que o “Governador pediu e o Governo prontamente aprovou, passou a dizer apenas, muito laconicamente, que o Banco de Portugal pode promover a alienação do capital social do Novo Banco ou dos seus ativos ‘através dos meios que forem considerados os mais adequados”, escreve.

Para o ex-ministro socialista, o Banco de Portugal está a pecar por manter tudo em nível de secretismo.

“Pelos vistos, o senhor governador está convencido de que o princípio da transparência se cumpre no dia em que, por gentileza, nos informar com quem se resolveu fazer o negócio”, acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório