Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Anabela Rodrigues: A ministra que vai comandar 63 mil homens

Toma hoje posse, pelas 12h00, a primeira mulher a assumir a pasta da Administração Interna em Portugal. Anabela Rodrigues, docente universitária de Coimbra, foi a eleita por Pedro Passos Coelho para assumir as funções que até domingo estavam a cargo de Miguel Macedo. A partir de hoje, esta mulher vai comandar mais de 63 mil homens, escreve o Jornal de Notícias (JN).

Anabela Rodrigues: A ministra que vai comandar 63 mil homens
Notícias ao Minuto

08:27 - 19/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

Anabela Rodrigues, de 60 anos, sucede esta manhã a Miguel Macedo. A docente universitária de Coimbra toma posse pelas 12h00 numa cerimónia que marcará a entrada para o Governo daquela que é a primeira mulher a tomar as rédeas da pasta da Administração Interna.

A partir de hoje, a professora de Direito e Processo Penal vai ter sob o seu comando perto de 77 mil efetivos, dos quais 63 mil são homens. Agentes da PSP, militares da GNR, membros do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da Direção-Geral da Administração Interna (DGAI) e da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) vão estar sob as suas ordens.

No arranque das novas funções, a ministra tem em mãos não só o escândalo dos vistos gold – que levaram ao pedido de demissão por parte de Miguel Macedo – como também questões relacionadas com o estatuto profissional da PSP, a lei orgânica e os horários de serviço na GNR, a admissão de pessoal no SEF para fazer frente à carência de recursos no organismo e a revisão da Lei das Bases e da Lei do Financiamento dos bombeiros, escreve o Jornal de Notícias (JN).

A escolha de Anabela Rodrigues contou com a recomendação de José Pedro Aguiar-Branco, de quem é amiga e já tinha recebido um convite, em 2004 (quando era ministro da Justiça), para liderar o Centro de Estudos Judiciários.

A tomada de posse da nova ministra está agendada para o meio-dia de hoje, em Belém, e fica marcada pela decisão de Pedro Passos Coelho em não fazer uma nova remodelação no Governo. Fernando Manuel de Almeida Alexandre será reconduzido no cargo de secretário de Estado-adjunto da nova ministra e João Pinho de Almeida manterá o cargo de secretário de Estado da Administração Interna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório