Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

PS/Madeira concorre às regionais com lista renovada. Divisões? "PSD"

O PS/Madeira vai concorrer às eleições regionais de 26 de maio com uma lista de "renovação" e "união", afirmou hoje o presidente da estrutura regional, Paulo Cafôfo, apontando que as divisões estão no PSD.

PS/Madeira concorre às regionais com lista renovada. Divisões? "PSD"
Notícias ao Minuto

20:34 - 08/04/24 por Lusa

Política Eleições na Madeira

uma lista de renovação, porque temos nos 10 primeiros lugares cinco novas entradas como candidatos. Além da minha, enquanto cabeça de lista, e da secretária-geral do partido socialista [Marta Freitas], temos também autarcas como o Ricardo Franco e Emanuel Câmara, e a eurodeputada Sara Cerdas", realçou Paulo Cafôfo, em declarações antes da reunião da comissão política do PS/Madeira, que decorre na sede do partido, no Funchal.

A lista de candidatos às próximas eleições já foi, entretanto, aprovada, indicou à agência Lusa fonte do PS.

Paulo Cafôfo, Marta Freitas (ex-deputada do PS à Assembleia da República eleita pelo círculo da Madeira), Ricardo Franco (presidente da Câmara de Machico), a eurodeputada Sara Cerdas e Emanuel Câmara (presidente da Câmara do Porto Moniz) são os primeiros cinco nomes da lista dos socialistas. Nenhum deles foi candidatos nas últimas regionais, realizadas em 24 de setembro.

A lista candidata às regionais de setembro foi encabeçada por Sérgio Gonçalves, na altura presidente do PS/Madeira, seguindo-se Sancha Campanella, Rui Caetano, Sílvia Silva e Avelino Conceição.

"Estou certo de que esta é uma lista de excelência, que representa o Partido Socialista, mas que representa aquilo que os madeirenses e porto-santenses querem do Partido Socialista, com a união, a qualidade, a competência e a experiência que aqui estão bem vincadas", sublinhou hoje Paulo Cafôfo.

"É claro que no meio destas pessoas, temos também pessoas que já vinham colaborando com o Partido Socialista e são deputados, como Sérgio Gonçalves, Victor Freitas, Jacinto Serrão e Rui Caetano", acrescentou.

Questionado sobre o facto de nos cinco primeiros nomes existirem candidatos que estarão descontentes com o partido, Paulo Cafôfo disse que "em rota de colisão está o PSD", justificando que "Miguel Albuquerque e Manuel António Correia não se entendem".

"Se há aqui divisões é dentro do PSD, o PS como se vê tem aqui uma lista forte", reforçou.

Paulo Cafôfo referiu ainda, em resposta aos jornalistas, que a conversa com os presidentes dos municípios de Machico e do Porto Moniz "foi muito fácil" e considerou que tiveram "lucidez" e a "dignidade" de perceber que "podiam dar um contributo acrescido na Assembleia Regional".

De qualquer forma, acrescentou, os dois autarcas, a cumprir o terceiro mandato à frente das respetivas autarquias, ficarão nos municípios até ao fim.

Em 27 de março, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o parlamento da Madeira e convocou eleições antecipadas para 26 de maio, uma decisão anunciada depois de ouvir os nove partidos com assento parlamentar na região -- PSD, PS, JPP, Chega, CDS-PP, PCP, IL, BE e PAN -- e de presidir ao Conselho de Estado.

O Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN, está em gestão desde o início de fevereiro, depois de o presidente do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque, ter pedido a demissão do cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção no arquipélago.

Leia Também: CDS-PP/Madeira aberto a desiludidos e pede que não votem em populistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório