Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Protestos nas galerias são "crime público" e "ofensa à democracia"

Assunção Esteves defendeu que os protestos efectuados nas galerias do Parlamento são um crime público, não carecendo de denúncia para que se movam as instâncias judiciais, noticia a Renascença.

Protestos nas galerias são "crime público" e "ofensa à democracia"
Notícias ao Minuto

16:18 - 27/11/13 por Notícias ao Minuto

Política Assunção Esteves

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, manifestou-se, uma vez mais, contra os protestos nas galerias do Parlamento.

Em protestos anteriores ordenou a evacuação da zona reservada ao público por parte da polícia, usando uma espressão de Simone de Beauvoir ("não podemos permitir que os nossos carrascos nos criem maus costumes") para, segundo a mesma, transmitir a ideia “de que o Estado de Direito deve sempre conservar a serenidade da razão”.

Numa conferência de líderes em que o PSD levantou essa questão, Assunção Esteves afirmou que estes incidentes configuram, na lei, um crime público e que as instâncias jurídicas podem proceder da maneira que acharem mais conveniente, ao que foi apurado pela Renascença.

A mesma rádio acrescenta que não é preciso alterar a actual legislação para que o Ministério Público actue e avance com processos por crime de desobediência. Para isso, basta que a presidente da Assembleia da República faça um levantamento de direito comparado, ou seja, pesquisar a forma como outros Parlamentos agem neste tipo de situações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório