Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Dezoito partidos procuram eleger dois deputados em Portalegre

Dezoito forças partidárias apresentaram candidaturas às eleições legislativas de 06 outubro no distrito de Portalegre, sendo este o círculo eleitoral do país que elege menos deputados, apenas dois desde 2005.

Dezoito partidos procuram eleger dois deputados em Portalegre
Notícias ao Minuto

15:36 - 27/08/19 por Lusa

Política Eleições Legislativas

O PS, que elegeu um dos dois deputados nas últimas eleições legislativas, volta a apostar no jurista Luís Moreira Testa, de 41 anos, ao passo que o PSD, para manter também um deputado, lança na "linha da frente" o vice-presidente da Câmara de Castelo de Vide, António José Miranda, de 46 anos.

O CDS-PP, que nas últimas eleições legislativas apresentou-se a votos coligado com o PSD, aposta no diretor da Escola Superior Agrária de Elvas, José Rato Nunes, de 51 anos, ao passo que a CDU candidata a dirigente do partido ecologista "Os Verdes", Manuela Cunha, de 63 anos.

O Bloco de Esquerda (BE) candidata por sua vez o coordenador do partido no distrito de Portalegre, António Ricardo, de 68 anos, e o PAN- Pessoas Animais e Natureza apresenta-se nesta corrida eleitoral com uma lista encabeçada pelo auditor de sistemas de gestão de qualidade, Jorge Pereira, 67 anos.

Quanto aos partidos sem representação parlamentar, o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) candidata António de Matos, 70 anos, o Partido Nacional Renovador (PNR) Joaquim Vaz-Rato, desempregado, 53 anos, o Partido Democrático Republicano (PDR) Nelson Rodrigues, técnico de desporto, 34 anos, o Partido Popular Monárquico (PPM) Gonçalo Mendes Pereira, e a Aliança avança naquela região alentejana com Carlos Sequeira Carolino, comissário da PSP, de 41 anos.

António Corricas, de 62 anos, serralheiro de profissão, encabeça por sua vez a lista do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), a Iniciativa Liberal (IL) avança com a empresária de 42 anos Mariana Nina, o Livre com a analista de dados Isabel Alfacinha, de 38 anos, e o Chega com Júlio Paixão.

O Partido Trabalhista Português (PTP) apresenta pelo círculo eleitoral de Portalegre o jurista de 54 anos Manuel Fidalgo, o Rir - Partido Reagir, Incluir e Reciclar avança com Albino da Silva e o Partido da Terra (MPT) Alexandre de Oliveira, de 48 anos.

Segundo dados da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, atualmente, após suspenso o recenseamento eleitoral e quando decorre um período de reclamações e alterações, há 96.425 eleitores inscritos no círculo de Portalegre, menos 4.764 do que os inscritos no dia das legislativas de 2015.

Nas eleições legislativas de 2015, o PS venceu em 14 dos 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre, tendo a CDU alcançado mais uma vitória no "emblemático" concelho comunista de Avis.

O PS obteve neste círculo eleitoral 42, 43% dos votos, PSD/CDS-PP 27,63%, CDU 12,18%, BE 9,20% e o PAN 0,79%, tendo votado 58, 31% dos 101.189 eleitores inscritos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório