Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

"Abram alas que vem aqui o comboio socialista, os outros que esperem"

Deputados criticam CP por “aceitar atrasar horários” para deixar passar o comboio que vai levar comitiva do PS à rentrée do partido.

"Abram alas que vem aqui o comboio socialista, os outros que esperem"
Notícias ao Minuto

11:40 - 24/08/18 por Natacha Nunes Costa

Política Rentrée

Depois de Carlos Abreu Amorim, foi a vez de Duarte Marques, Filipe Lobo D’Ávila e Adolfo Mesquita Nunes demonstrarem, através das redes sociais, o seu desagrado face à decisão da CP em “aceitar atrasar horários” de outros comboios para deixar passar o veículo que vai transportar os socialistas à rentrée do partido, que se realiza este fim de semana, em Caminha e Viana do Castelo.

Para o deputado social-democrata Duarte Marques, este atraso propositado é digno de “alguns regimes menos recomendáveis”.

“Abram alas que vem aqui o comboio socialista, os outros que esperem. Isto só me faz lembrar práticas de alguns regimes menos recomendáveis”, começa por escrever o parlamentar lançando, de seguida, várias questões.

Duarte Marques exige saber como é que se faz um serviço especial “recorrendo a carruagens dos comboios Intercidades com ar condicionado, quando nos Intercidades habituais estão a usar carruagens dos Regionais”, algo que, como garante o deputado, tem acontecido regularmente.

O social-democrata quer ainda que a CP esclareça se tem recusado serviços semelhantes a outras entidades e se o preço cobrado ao PS – 13 mil euros por um comboio com cerca de 8 carruagens – é o preço habitual.

Quanto ao PS, Duarte Marques diz que se os socialistas fossem “homenzinhos iam nos serviços habituais, como os restantes portugueses, sujeitando-se aos atrasos, ao calor imenso e às avarias de costume” para, ironiza, “mostrar que não há colapso na CP”.

Já o deputado do CDS-PP, Filipe Lobo D’Ávila, demonstra o seu descontentamento para com esta situação com palavras curtas mas duras: “Quando o regime bate no fundo”.

O também deputado centrista Adolfo Mesquita Nunes deixa-se ficar por umas reticências ao partilhar com os seus seguidores de Facebook  a notícia.

Recorde-se que a polémica sobre este ‘comboio especial’ estalou depois de o jornal Observador ter tido acesso a uma carta da Infraestruturas de Portugal dirigida ao PS, onde dá conta que a CP “aceita os atrasos resultantes a outros comboios” para deixar passar o ‘comboio socialista’ que circulará entre Pinhal Novo-Lisboa e Caminha.

Entretanto, o primeiro-ministro, António Costa, reagiu à celeuma, considerando o comboio fretado pelo partido para a festa de verão socialista como um "serviço comercial absolutamente normal" e que é prestado a qualquer cliente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório